saudeLOGO Created with Sketch.

Quando o hospital mexe com a cabeça

Períodos de internação podem abalar a capacidade cognitiva. Mas dá para minimizar esse impacto

Um estudo apresentado na última Conferência Internacional de Alzheimer coloca a hospitalização de indivíduos mais velhos entre os principais fatores de risco para prejuízos à memória e ao raciocínio. Para começo de conversa, o estresse da internação e eventuais infecções estão por trás de episódios de confusão mental. “Além disso, o uso de sedativos e a ventilação mecânica, bem como a interrupção do sono, contribuem para o quadro”, diz o autor da pesquisa, Bryan James.

Ao analisar 930 sujeitos com uma idade média de 81 anos, o epidemiologista notou que a parcela submetida a uma hospitalização teve uma aceleração de 60% no processo de declínio cognitivo. Curiosamente, isso ocorreu nos indivíduos que precisaram de atendimentos de emergência — aqueles que foram ao centro médico para uma cirurgia programada não enfrentaram tanto problema. “O ideal é ficar o menor tempo possível e retornar para casa”, afirma a fisioterapeuta Claudia Fló, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

6 táticas para manter a integridade cerebral durante a internação

1. Coloque um relógio na parede
Isso faz com que se tenha uma melhor noção do passar do tempo e dos ciclos do dia. Outra boa pedida é pendurar um calendário no quarto.

2. Tenha sempre alguém por perto
Pacientes mais velhos devem estar acompanhados 24 horas para não se sentirem solitários e terem a quem pedir alguma ajuda.

3. Passe informações
Na hora da visita, sempre fale como está o clima lá fora, as notícias recentes… Tudo para aumentar a sensação de pertencimento.

4. Ofereça estímulos
É possível colocar algumas músicas ou até selecionar vídeos e programas de TV para manter a pessoa hospitalizada mais entretida.

5. Pergunte sobre a alta
Converse com a equipe médica para saber quando ocorrerá a volta ao lar. Se o paciente estiver bem, esse momento pode ser antecipado.

6. Fique de olho nos sinais
Caso você perceba confusão mental, dificuldade ao se recordar de fatos e se localizar no espaço, comunique os profissionais de saúde.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s