Os cães já são membros da família. Mas será que dormir com eles tem implicações negativas na nossa saúde? Segundo uma pesquisa da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, não. Na verdade, é o contrário.
No estudo, foram avaliados 40 adultos sem distúrbios de sono e seus pets por cerca de cinco meses. Tanto os animais como os donos usaram dispositivos para avaliar seus hábitos noturnos. Resultado: teve gente que dormiu melhor na presença do companheiro de quatro patas – independentemente da raça.
“Nós descobrimos que muitas pessoas encontram conforto e sensação de segurança ao dormir com os pets”, disse a especialista do sono Lois Krahn, ao site da instituição.
Só que há um detalhe. Os benefícios apareceram quando os pets passavam a noite no mesmo quarto, mas não na mesma cama. Dividir travesseiro, lençol e coberta acabou, na verdade, atrapalhando o descanso dos voluntários da pesquisa. Ou seja, melhor resistir a aquele olhar e deixar o bicho de estimação no chão.
“Hoje, muitas pessoas passam o dia longe de seus cachorros. Então, querem maximizar o tempo com os animais quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de fazer isso. E, agora, os donos podem ficar tranquilos por saber que isso não tem impacto negativo na qualidade do sono”, relatou Lois.