Funcionários são treinados para escutar e amparar os colegas
Programa da montadora General Motors baseado em método do SUS forma colaboradores a fim de ajudar quem está em sofrimento psíquico
Os Brigadistas da Saúde Mental começaram a tomar forma nessa indústria automotiva em meados de 2020 diante do cenário de instabilidade e luto provocado pela pandemia.
“Na época, o número de afastamentos por licenças médicas psiquiátricas triplicou em relação aos anos anteriores. Vimos que precisávamos ajudar nossos colaboradores a evitar uma deterioração da saúde mental”, conta Christian Cetera, diretor de Recursos Humanos da General Motors na América do Sul.
A empresa recrutou experts como o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), e iniciou um processo de sensibilização e formação de funcionários com o objetivo de eles propiciarem uma escuta ativa dentro da companhia.
“Nos baseamos em três conceitos usados no SUS, partindo do mapeamento do território e de quais são seus problemas e da ideia de que precisamos de tempo, espaço e condições para lidar com o sofrimento psíquico”, explica Dunker.
Enquanto se avaliam os resultados, Cetera adianta que eles já registraram até casos de prevenção de suicídio.
LEIA TAMBÉM: Por que o burnout faz cada vez mais vítimas?
Preparo para a escuta
Professor Christian Dunker resume a abordagem e os conceitos utilizados na General Motors
O território: antes de os funcionários serem treinados para acolher e escutar os colegas, é feito um levantamento do contexto local, de suas condições e recursos, inclusive comunitários.
A rede: são os caminhos para acolher a pessoa, lançando mão das suas conexões com os outros e de recursos formais (como psicoterapia) e informais (família).
O cuidado: engloba as atitudes capazes de enfrentar o sofrimento psíquico, incluindo aquele ligado ao trabalho, antes que ele evolua para sintomas ou quadros mais sérios.
As bebidas que fazem você viver mais, segundo estudo
Roseana Sarney está com câncer de mama triplo negativo: entenda a doença
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
Governo proíbe venda de 4 marcas de azeites considerados impróprios para o consumo
Magnésio: conheça os benefícios à saúde e em que alimentos encontrá-lo







