Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Encontro marcado com Freud

Livro do jornalista Alexandre Carvalho descomplica os conceitos do pai da psicanálise. E outro lançamento se debruça sobre o complexo de Édipo

Por Diogo Sponchiato
28 dez 2021, 10h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pode-se até não concordar com o psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939), mas não dá para negar que esse sujeito é um divisor de águas no estudo da mente humana, reverberando até hoje em áreas que vão da medicina à filosofia.

    Freud elaborou uma das teorias mais influentes da história e estruturou uma prática para lidar com os sofrimentos psíquicos, a psicanálise. Para estreitar contato com sua vasta obra, cheia de conceitos (por vezes complexos) e ideias (frequentemente provocantes), vale a pena aceitar o convite do escritor e jornalista Alexandre Carvalho em seu Freud sem Traumas (Leya).

    Numa prosa clara e saborosa, ele traduz e traz para o dia a dia as noções freudianas, acompanhando a trajetória do pai da psicanálise, seus feitos, controvérsias e repercussões na investigação da psique — um caminho que se cruza, nos dias de hoje, com uma ala da neurociência.

    Ideias que fizeram história

    Freud criou uma disciplina que, além de propor um processo terapêutico, influenciou vários campos do conhecimento. Entenda alguns conceitos

    Continua após a publicidade
    capa do livro freud sem traumas
    (Foto: Editora Leya/Divulgação)

    Freud sem Traumas
    Autor: Alexandre Carvalho
    Editora: Leya
    Páginas: 258

    Para decifrar o Complexo de Édipo

    Eis outro conceito-chave de Freud. Inspirado na tragédia grega do personagem que mata o pai, se casa com a mãe e cai num abismo existencial, o psiquiatra formula a ideia de que, na infância, tendemos a criar um desejo por um dos nossos genitores e um conflito com o outro — o exemplo clássico é o do menino que quer só para si a mãe e se ressente com o pai.

    Continua após a publicidade

    Trata-se de um fenômeno com implicações psíquicas e sociais extensas e profundas. E um mapa da mina para entendê-lo é o livro O Complexo de Édipo (Aller Editora), do psicanalista Ivan Ramos Estevão. Além de resumir as origens e consequências do conceito na clínica, o autor explica sua releitura por outra figura seminal da psicanálise, o francês Jacques Lacan (1901-1981).

    capa do livro o complexo de édipo
    (Foto: Aller Editora/Divulgação)

    O Complexo de Édipo
    Autor: Ivan Ramos Estevão
    Editora: Aller
    Páginas: 112

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.