Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Imagem Blog

Boa Pergunta

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dúvidas sobre saúde enviadas pelos leitores e leitoras são respondidas com o apoio de profissionais da área.
Continua após publicidade

De quanto em quanto tempo é preciso trocar a toalha de banho?

Assunto ganhou as redes sociais recentemente, vale destacar que esse prazo pode variar de uma pessoa para outra

Por Lucas Rocha
29 abr 2024, 10h47
saude-medicina-dermatologia-higiene-banho-toalha
Em geral, a toalha de banho deve ser trocada uma vez por semana (Ilustração: Jonatan Sarmento/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Mais uma vez, as redes sociais se tornaram palco de uma discussão “acalorada”. Mas, dessa vez, sobre o prazo ideal para substituir toalhas usadas por outras limpas. Afinal, existe uma periodicidade recomendada para trocar toalhas de banho?

“A frequência pode variar, mas uma estimativa é cerca de uma vez por semana“, afirma a dermatologista Analupe Webber, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul (SBD-RS).

Vale destacar que esse prazo pode mudar de acordo com características de certas pessoas. “Pacientes com foliculites ou outras doenças infecciosas de pele precisam trocar com mais regularidade”, reitera Analupe.

A especialista reforça dois outros pontos:

Continua após a publicidade
  • Não se secar com toalhas molhadas
  • Mau cheiro é sinal de que ela precisa se higienizada

+ Leia também: A exposição ao sol das 10h às 16h ainda é a mais perigosa para a saúde?

Na maior parte dos casos, a troca diária de toalha – que já foi recomendada por aí – é um exagero. A exceção fica por conta de pessoas com doenças infecciosas de pele, como a escabiose, também conhecida como sarna.

Aliás, infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês, alerta que essa peça pode ser fonte de contaminação de uma pessoa para outra.

Continua após a publicidade

“Estudos relatam surtos de infecção de pele por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus em indivíduos de clubes de esporte que compartilharam toalha, por exemplo. Uma primeira recomendação é cada um ter a sua, como item de higiene pessoal”, reforça.

Pessoas em tratamento de condições de saúde relacionadas à liberação de secreções também devem ter atenção redobrada. “Se a toalha está suja com algum líquido corporal, como urina, sangue ou outros tipos de fluido, o ideal é lavá-la na hora”, enfatiza Mirian.

saude-medicina-dermatologia-higiene-banho-homem-toalha
Após o uso, toalha deve ser esticada e mantida em ambiente arejado (Foto: Freepik/Divulgação)

O risco de infecções pela falta de limpeza com toalhas

Entre os riscos de trocar toalhas com pouca frequência está o acúmulo de micro-organismos.

“Bactérias e fungos precisam de três coisas para se multiplicar: umidade, temperatura entre 20 e 30°C e um pouco de matéria orgânica”, explica o microbiologista Luiz Almeida, do Instituto Questão de Ciência.

Por matéria orgânica, entenda-se restos corporais (como pele). Mas o que acontece quando passamos a toalha pelo corpo? A cada vez que a utilizamos após o banho, pedaços de pele sem vida ficam depositadas ali. É desse material que os germes se aproveitam para ganhar espaço.

Continua após a publicidade

Se a toalha demorar para secar, aí que eles fazem a festa. Sim, largar a toalha enrolada em algum canto favorece a disseminação de micro-organismos que podem ser nocivos – ponto para o membro do casal que reclama dessa atitude!

+ Leia também: A ameaça oculta de supermicróbios

Almeida compara esse fenômeno com o bolor que se forma em pães depois de um tempo. Quando eles permanecem ali na cozinha, leva um tempo até que surja aquela camada de coloração esverdeada.

Continua após a publicidade

No entanto, se você pingar gotas de água ali, o crescimento de micro-organismos acontece em uma velocidade muito maior. Semelhante ao que ocorre nas toalhas que não são colocadas para secar de maneira apropriada.

Como preservar a toalha

Após o banho, o item deve ser posto em ambiente arejado, de preferência aberto. “Até pode ser na sombra, desde que o ambiente seja bem ventilado”, diz Analupe.

Almeida explica que a exposição solar não é capaz de matar os germes, mas elimina da lista uma das qualidades essenciais para o desenvolvimento: a umidade.  “Mas o que vai matar mesmo os micro-organismos é lavar com água e sabão ou na máquina de lavar. A ação do sabão vai perturbar a característica da própria parede celular da bactéria”, detalha.

Continua após a publicidade

Ou seja, tem que lavar a toalha, sim!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.