Clube de leitura para atenuar a ansiedade
Encontros virtuais embalados pelos livros propiciam interação social com a segurança exigida durante a pandemia
A necessidade de isolamento social trouxe solidão e sensação de desamparo, fazendo disparar o nível de ansiedade sobretudo entre os idosos, apontados desde sempre como o grupo sob maior risco de sucumbir à Covid-19.
Para virar esse jogo, o governo do estado de São Paulo lançou mão do Clube de Leitura 6.0. O projeto, que migrou para o ambiente virtual no início da pandemia, conta com mais de 80 turmas e cerca de mil participantes. Ao se inscrever, a pessoa tem acesso a uma biblioteca que supera 20 mil títulos
“As reuniões, de até 1h30, são semanais, no mesmo dia e horário, em salas separadas conforme o interesse”, explica Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. No acompanhamento feito pelas biblioterapeutas, os depoimentos vão muito além do prazer da leitura.
“A troca de experiências faz com que eles se sintam acolhidos, ouvidos, próximos uns dos outros apesar da distância física”, nota Célia. O resultado é medido nos relatos de redução de estresse e reencontro do equilíbrio emocional.
Para todos os gostos
O universo online reúne outras atividades com potencial terapêutico
Pintura
No YouTube, artistas disponibilizam tutoriais para quem quer usar tintas e pincéis a fim de expressar as emoções e exercitar a criatividade e a coordenação motora.
Jogos no celular
Aplicativos como o Cérebro Ativo trazem desafios de memória e raciocínio, além de exercícios guiados de alongamento e consciência corporal.
Jardinagem
Além de ser considerada uma atividade relaxante, cuidar das plantas ajuda a melhorar a concentração e a orientação espacial.
Culinária
Cheiros e sabores despertam boas memórias. E a atenção à quantidade dos ingredientes e ao tempo de cozimento é um jeito de afiar a mente.