Zoom: em alto e bom som
A foto do mês amplia o conhecimento sobre estruturas essenciais à nossa compreensão do mundo. Consegue adivinhar o que é?
O corpo humano é um projeto estrondosamente minucioso. Cada pedacinho dele reúne detalhes retumbantes.
Mergulhe orelha adentro e você se encontra com as células ciliadas do ouvido interno — os bastões amarelos da foto.
Graças à cadência delas, ondas sonoras ao redor serão transmitidas e convertidas em impulsos nervosos orquestrados pelo cérebro. É assim que a mágica — ou melhor, a música — acontece.
+ Leia também: Perda auditiva avança em jovens e idosos e acende alerta
Dados curiosos
- 20 mil células ciliadas estão dispostas na cóclea, estrutura em forma de caracol no ouvido interno crucial para a audição.
- 120 decibéis é o limiar de altura do som para que não haja dor e danos ao ouvido — o estalo próximo de um trovão, por exemplo.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Apoie e siga a VEJA SAÚDE
Se você gosta do nosso trabalho, considere nos apoiar assinando VEJA SAÚDE a partir de R$5,99 ao mês. E não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos na maioria delas como @veja_saude.
Também temos uma newsletter enviada semanalmente de forma gratuita, com conteúdos selecionados. Preencha o formulário abaixo com seu e-mail para receber:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp