Um xampu para enfrentar a quimioterapia
Lançamento minimiza os danos do tratamento ao couro cabeludo
A perda dos cabelos abala a percepção da aparência e é um dos efeitos adversos mais temidos (e comuns) da quimioterapia. Para ajudar quem está atravessando essa fase, a Paxman, empresa inglesa que desenvolveu uma touca em uso mundo afora para preservar os fios durante o tratamento do câncer, trouxe ao Brasil a primeira linha de xampu e condicionador voltados a essa população.
“A fórmula foi desenvolvida levando em conta a sensibilidade do couro cabeludo do paciente oncológico, por isso é livre de componentes como parabenos, sulfatos e perfumes, que podem causar reações alérgicas”, explica Clara Maimon, diretora de qualidade da marca.
O xampu conta com um princípio ativo, o procapil, que reúne substâncias vasodilatadoras. Assim, aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo e estimula o crescimento dos fios.
+ LEIA TAMBÉM: Uma touca especial para o cabelo não cair na quimioterapia
A fórmula antiqueda
A recomendação é manter o uso por três meses após o fim das sessões de químio
+ Biotinil tripeptídeo-1 com apigenina
Presente apenas no xampu, a combinação colabora com a síntese de proteínas e melhora o fluxo sanguíneo para os folículos capilares.
+ Ácido oleanólico
Também integrante só da fórmula do xampu, tem propriedades antioxidantes e atenua a ação do hormônio DHT, responsável pela atrofia dos fios.
+ Alantoína
Componente também do condicionador, acalma e favorece a cicatrização da pele. Atenua a inflamação e facilita a remoção das células mortas.
+ Climbazol
Os dois produtos da linha trazem esse antifúngico usado no tratamento de infecções cutâneas como caspa e eczema, que prejudicam a renovação celular.
+ Piroctolamina
É um composto utilizado igualmente no combate a fungos que se proliferam na pele. Ajuda a aliviar a coceira e descamações do couro cabeludo.