saudeLOGO Created with Sketch.

Super-heróis que combatem doenças inflamatórias intestinais

Uma história em quadrinhos feita especialmente para abordar esses problemas ilustra a força – e os dilemas – de quem convive com eles

Em parceria com o estúdio Marvel Custom Solutions, a Takeda Farmacêutica Brasil disponibilizou uma série de histórias em quadrinhos que pode ajudar muitas pessoas — em especial as 5 milhões que lutam contra alguma doença inflamatória intestinal (DII) ao redor do mundo. A novidade faz parte da campanha global “DII Sem Máscaras”, idealizada com o objetivo de empoderar esse público, além de conscientizar a população em geral.

O enredo é protagonizado pelo grupo The Unbeatables (Os Imbatíveis, em português), composto por cinco super-heróis cujas habilidades especiais fazem alusão a características mais do que importantes em quadros de DII. Nesses casos, vale lembrar, o vilão é uma resposta do sistema imune que leva à inflamação do trato gastrointestinal. Retocolite ulcerativa e doença de Crohn são os dois tipos mais comuns de DII.

“Os pacientes encaram uma longa jornada para lidar melhor com a doença e superar as dificuldades diárias. Sendo assim, o projeto encoraja esses pacientes a compartilharem suas experiências e conquistas”, declarou, em comunicado à imprensa, a gastroenterologista Marta Machado, presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

A história em quadrinhos já conta com dois capítulos — no site da campanha (diisemmascaras.com.br), é possível conferir informações e infográficos sobre a condição, acessar quizzes e até usar uma ferramenta para elaborar e compartilhar seu próprio personagem. Abaixo, trazemos mais detalhes sobre cada herói do The Unbeatables:

Switchback

 

 (Divulgação/SAÚDE é Vital)

Rubblerouser

 (Divulgação/SAÚDE é Vital)

Luminaria

 (Divulgação/SAÚDE é Vital)

Samarium

 (Divulgação/SAÚDE é Vital)