Só 4% dos brasileiros se preparam para envelhecer bem
Para chegar bem à maturidade, é preciso se planejar — e com muita antecedência

Tão importante quanto pensar sobre o que queremos nos tornar quando adultos é refletir e programar o caminho pela longevidade.
Um levantamento realizado pela Neura, curadoria de estudos comportamentais, em parceria com a plataforma PiniOn, aponta que 80% dos brasileiros acreditam ser possível se preparar para envelhecer bem, mas apenas uma pequena parcela deles (4%) relata ter se empenhado para isso.
Ao todo, foram ouvidas mais de 2 mil pessoas, de 18 a 84 anos, de todo o país. “Para envelhecer com saúde e autonomia, devemos realizar consultas médicas regulares, fazer atividade física, adotar uma dieta balanceada, manter família e amigos por perto, cultivar propósitos e ter um bom planejamento financeiro”, resume o geriatra Omar Jaluul, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
+Leia Também: A trilha da longevidade brasileira
Para o presente… e o futuro
Reflexões e orientações sobre como chegar lá adiante esbanjando vitalidade protagonizam o livro Um Projeto para Envelhecer Bem (LC Design & Editorial) – Clique para comprar, da psicóloga Salete Boucault.
A obra convida tanto aqueles que já convivem com os cabelos brancos como os mais jovens a se preparar para o futuro.
A autora, de 70 anos e mais de 40 de profissão, enfatiza que o envelhecimento não deve ser visto como uma fase de perdas e limitações, mas como um período de descobertas, renovações e ressignificações sobre os sentidos da vida.
Boucault trata sobre momentos importantes desta etapa da vida e dá caminhos para lidar com eles: morte de pessoas queridas, aposentadoria, doenças, filhos e outros temas são discutidos.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Também não deixe de assinar a nossa newsletter gratuita e receba semanalmente uma curadoria de conteúdos.