Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Um remédio para alopecia areata

Anti-inflamatório já usado no tratamento da artrite reumatoide fez voltar a crescer o cabelo de pessoas com esse problema

Por Chloé Pinheiro
28 jun 2022, 12h06

Cientistas da Universidade Yale, nos Estados Unidos, divulgaram os resultados de uma pesquisa feita com o baricitinibe, medicamento da Lilly, em portadores de alopecia areata, doença que faz os cabelos (e outros pelos) caírem aos montes.

Mais de 1,2 mil voluntários participaram do ensaio, que comparou a droga a um placebo (simulação de fármaco sem princípio ativo). Ao final, um terço dos que tomaram a dose mais alta do remédio viu o cabelo crescer quase todo de volta.

Compartilhe essa matéria via:

A justificativa é a origem desse tipo de alopecia: uma resposta anormal do sistema imune, que passa a ver o cabelo como ameaça. “O baricitinibe desliga um processo inflamatório importante nessa reação”, explica a médica Fabiane Brenner, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

+ Leia também: O que a queda de cabelo pode dizer sobre sua saúde

Continua após a publicidade

O achado é positivo, mas a nova indicação no Brasil depende de análise regulatória e poderá esbarrar no custo elevado. A Food and Drug Administration (FDA), que regula o setor nos Estados Unidos, aprovou recentemente o baricitinibe neste contexto.

Mecanismo de ação na alopecia areata

baricitinibe e alopecia areata

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.