saudeLOGO Created with Sketch.

Plataforma digital ajuda a reduzir o consumo de álcool

Com a ajuda de um diário, dá para perceber em que situações o consumo de bebidas alcoólicas é exagerado

Abusar das doses de cerveja, caipirinha, vinho e afins traz muito mais problemas do que a ressaca do dia seguinte. Diversas pesquisas apontam prejuízos sérios à saúde, como abalos no sistema imunológico, cirrose, danos à memória… Sem contar o risco de acidentes de trânsito.

Pois pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apostam na internet para auxiliar os indivíduos a maneirar nos goles. Eles estão testando o site Bebermenos, desenvolvido com o patrocínio da Organização Mundial da Saúde, que oferece várias ferramentas nesse sentido – vale lembrar que é tudo gratuito.

É possível, por exemplo, fazer um diário de consumo. Dessa maneira, a pessoa percebe em quais dias da semana e em quais circunstâncias deu aquela exagerada. A partir daí, são criadas metas semanais de ingestão máxima de álcool – para alcançá-las, o usuário recebe e-mails de alerta.

Segundo a Unifesp, mais de 6 mil pessoas entraram no site desde que ele foi lançado, sendo que houve uma redução média de 30 a 48% no consumo de álcool depois de apenas seis semanas de uso. Além de ser de graça, o site pode ser acessado todo dia e garante sigilo e anonimato.