Omeprazol: o que é esse remédio e para que ele serve
Prescrito contra gastrite e refluxo, ele não deve ser utilizado por conta própria pelo risco de efeitos colaterais e interferência em outros tratamentos
O omeprazol é um remédio muito indicado para combater doenças como a gastrite e o refluxo.
Essa substância é vendida em formato genérico nas farmácias, mas também sob nomes comerciais de Gastrium, Loprazol, Loseprel, entre outros.
O que é o omeprazol e para que ele serve?
É um medicamento utilizado para diminuir a acidez do estômago, por isso serve como tratamento para algumas doenças gástricas.
“O omeprazol é uma medicação da classe dos ‘inibidores de bomba de prótons’ que agem reduzindo a secreção ácida do estômago”, explica Gisele Conte, gastroenterologista do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP).
Essa bomba de prótons é uma proteína que atua na liberação do ácido clorídrico (HCL), uma das substâncias que fazem parte do processo digestivo. Quando a produção sai do controle, sobe a acidez do órgão, causando mal-estar.
Esse é um dos remédios que agem para “inibir” a explosão de acidez.
A indicação mais comum do omeprazol é no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico, e ele também pode ser utilizado na dispepsia, popularmente conhecida como gastrite.
Pode ser prescrito ainda como prevenção de problemas estomacais para quem faz uso de antibióticos. Em bula, ele é apontado, ainda, como auxiliar no tratamento contra a bactéria H.pylori.
+ Leia também: Os efeitos do colágeno e quando realmente vale suplementar
Quanto tempo dura o tratamento?
Depende do problema em questão. “O tratamento do refluxo é feito inicialmente por 2 a 3 meses, sendo então avaliado pelo gastroenterologista se há indicação de manter o remédio ou não”, explica Gisele.
Para gastrite, tudo depende da gravidade e da causa da inflamação no estômago, mas o resultado pode vir em quatro dias. A bula aconselha que o uso do medicamento não ultrapasse 4 semanas sem uma avaliação médica.
Importante pontuar que não é indicado utilizar o omeprazol aleatoriamente para fazer passar algum desconforto pontual.
“Essa estratégia só é autorizada em casos leves, e depois que o tratamento inicial já atingiu seu efeito esperado. O uso do omeprazol desta forma deve ser autorizado pelo gastroenterologista que está acompanhando o paciente”, alerta a médica.
Como tomar o omeprazol?
O omeprazol deve ser tomado 30 minutos antes da primeira refeição do dia, preferencialmente o café da manhã, com água.
A dose usual do medicamento é de 20 miligramas diárias, e o tempo de tratamento é determinado pelo médico.
Quais são os efeitos colaterais do omeprazol?
Os efeitos colaterais mais comuns do omeprazol são dor de cabeça e diarreia.
“Entre os mais raros, estão nefrite intersticial aguda [um tipo de inflamação renal] e manifestações de alergia na pele”, diz Gisele.
O uso indiscriminado e sem orientação médica pode trazer outros riscos. “É possível ter até deficiência de algumas vitaminas e micronutrientes”, completa a médica.
Interações medicamentosas
A médica afirma que um aspecto muito importante e pouco falado é que o omeprazol pode interferir no metabolismo de outras medicações que o paciente já usa.
Essa interação pode reduzir os efeitos do omeprazol ou do outro remédio.
É o caso do clopidogrel, utilizado em casos de infarto ou AVC, a varfarina, anticoagulante, o ansiolítico diazepam, e o fenitoína, contra a epilepsia.
+ Leia também: A genética influencia a resposta e os efeitos colaterais dos remédios
Quais são as contraindicações desse medicamento?
Apenas hipersensibilidade ou alergia conhecida ao medicamento ou ao seus componentes.
Crianças e idosos podem tirar proveito do tratamento, com acompanhamento médico.