Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

O que é catapora e por que as crianças precisam se vacinar contra ela?

Tecnicamente chamada de varicela, infecção pode progredir para formas graves. Adolescentes e adultos também devem se resguardar

Por Goretti Tenorio (texto), Laura Luduvig e Rodrigo Damati (infográfico)
Atualizado em 29 jul 2024, 11h35 - Publicado em 19 jul 2024, 13h59
vacina-catapora
A catapora pode desembocar, anos depois, em um quadro de herpes-zóster (Ilustração: Rodrigo Damati/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Causada pelo vírus Varicela zoster, a catapora é uma doença altamente contagiosa — por isso requer o afastamento das pessoas infectadas.

Veja a seguir como ela acontece e quais as repercussões no corpo.

1. Como tudo começa

O agente se espalha por gotículas pelo ar e também pelo contato com erupções na pele características da doença. A transmissão se inicia em torno de dois dias antes de aparecerem as lesões, que passam por vários estágios.

A propagação só se interrompe quando todas estão cicatrizadas, com crosta.

2. Como avança pelo corpo

A partir de pequenas manchas vermelhas, chamadas máculas, que costumam aparecer primeiro no rosto e no couro cabeludo, a infecção se espalha, evoluindo para vesículas, que lembram bolsinhas de água, e, depois, pústulas.

Elas podem se instalar inclusive na mucosa da boca e na região genital e, por provocar bastante coceira, podem piorar em razão de bactérias presentes nas unhas ou de objetos usados para o alívio do prurido.

Continua após a publicidade
o-que-e-catapora
Clique para ampliar (Ilustração: Rodrigo Damati/Veja Saúde)

3. Como se desenrola

Além das bolhas, a doença costuma dar sinais iniciais como febre baixa a moderada, dor de cabeça, mal-estar e perda de apetite. A intensidade das manifestações depende da carga viral.

Sobretudo em adultos, a temperatura pode ficar ainda mais elevada e por um período mais longo, com indisposição um tanto severa. Em geral, após 15 dias, o líquido nas bolhas escurece e começa o processo de cicatrização das feridas.

4. Como pode complicar

Nos quadros mais graves, a catapora evolui para pneumonia, seja viral, seja por uma complicação secundária causada por uma infecção bacteriana. Danos exacerbados na pele e no ouvido são outras preocupações.

Continua após a publicidade

Há casos em que, diante de uma queda imunológica, o vírus atravessa a barreira hematoencefálica, membrana protetora do cérebro. Em decorrência disso, a pessoa pode desenvolver encefalite, quadro capaz de deixar sequelas e até levar à morte.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Os estragos causados pela catapora

vacina-catapora-dados
Clique para ampliar (Ilustração: Rodrigo Damati/Veja Saúde)

Tudo sobre a vacina

vacina-catapora-quadro-vacina
Clique para ampliar (Ilustração: Rodrigo Damati/Veja Saúde)
Continua após a publicidade

Qual a relação com o herpes-zóster?

Embora quem tenha tido catapora fique imune a ela para sempre, o vírus permanece adormecido no organismo. E, em situações de baixa imunidade, ele pode ser despertado, causando herpes-zóster, também conhecido como cobreiro.

O quadro é marcado por dores, formigamentos e lesões cutâneas. Hoje já existe prevenção para essa reativação, com vacina disponível na rede privada.

Dá para remediar a catapora?

Como a coceira costuma ser a chateação mais comum, uma das recomendações é zelar pela higiene das mãos, mantendo as unhas curtas. Compressas com água fria ajudam. Medicamentos, como antivirais, só devem ser usados sob prescrição.

O uso de ácido acetilsalicílico (AAS) durante a fase aguda da varicela, por exemplo, está associado a um quadro conhecido como síndrome de Reye, com alterações neurológicas e hepáticas.

Continua após a publicidade

Fontes: Raquel Muarrek, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.