PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O que é a equimose e quais são suas principais causas?

Geralmente confundidas com hematomas, as manchas roxas na pele costumam surgir após lesões, mas é importante prestar atenção nelas

Por Gabriel Bortulini
28 nov 2024, 10h31
equimose-hematoma-lesao-superficial
Equimose pode ser difícil de diferenciar de um hematoma comum (MykReeve/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Equimose é o termo utilizado para designar manchas roxas na pele, em decorrência do rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Os episódios são muito comuns após contusões, fraturas ou traumas.

Geralmente, essas manchas tendem a desaparecer em até três semanas. Nesse período, a coloração da equimose costuma se alterar por conta da ação dos macrófagos: as manchas vão do roxo a cores mais amarelas e esverdeadas antes de desaparecer.

A equimose é similar com um hematoma, e muitas vezes as duas se confundem. A principal diferença diz respeito à localização da lesão: enquanto na equimose o sangramento ocorre em vasos menores e superficiais, o hematoma aparece por ruptura de vasos sanguíneos maiores e mais profundos.

+Leia também: Os tons de um hematoma

Causas da equimose

As causas mais comuns da equimose estão relacionadas a contusões. Lesões esportivas e acidentes, por exemplo, costumam causar o aparecimento dessas manchas roxas na pele.

Fraturas e outros traumas também são fatores que causam o surgimento da equimose, por conta do rompimento de vasos e tecidos na região afetada. O mesmo ocorre com cirurgias, uma vez que o rompimento de vasos é comum nesses procedimentos.

Continua após a publicidade

Medicamentos, principalmente anticoagulantes, também podem facilitar o surgimento após pequenos acidentes ou lesões.
Além disso, a fragilidade dos vasos sanguíneos associada às varizes também pode ocasionar equimoses, principalmente em pessoas idosas, gestantes ou obesas.

Deficiências em plaquetas, doenças como a leucemia ou a hemofilia e infecções por vírus como a dengue também estão relacionadas à manchaa, uma vez que alteram a formação de coágulos e de plaquetas.

Precisa tratar a equimose?

O mais comum é que as equimoses desapareçam sozinhas no período de 1 a 3 semanas. O tratamento e prevenção variam de acordo com a causa. Entretanto, algumas medidas podem ajudar a solucioná-las em um tempo mais curto. Por exemplo, com a aplicação de compressas de gelo e cremes específicos.

Continua após a publicidade

Entretanto, em casos de manchas frequentes ou associadas a doenças mais graves, é importante procurar auxílio médico para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.