O que é a equimose e quais são suas principais causas?
Geralmente confundidas com hematomas, as manchas roxas na pele costumam surgir após lesões, mas é importante prestar atenção nelas
Equimose é o termo utilizado para designar manchas roxas na pele, em decorrência do rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Os episódios são muito comuns após contusões, fraturas ou traumas.
Geralmente, essas manchas tendem a desaparecer em até três semanas. Nesse período, a coloração da equimose costuma se alterar por conta da ação dos macrófagos: as manchas vão do roxo a cores mais amarelas e esverdeadas antes de desaparecer.
A equimose é similar com um hematoma, e muitas vezes as duas se confundem. A principal diferença diz respeito à localização da lesão: enquanto na equimose o sangramento ocorre em vasos menores e superficiais, o hematoma aparece por ruptura de vasos sanguíneos maiores e mais profundos.
+Leia também: Os tons de um hematoma
Causas da equimose
As causas mais comuns da equimose estão relacionadas a contusões. Lesões esportivas e acidentes, por exemplo, costumam causar o aparecimento dessas manchas roxas na pele.
Fraturas e outros traumas também são fatores que causam o surgimento da equimose, por conta do rompimento de vasos e tecidos na região afetada. O mesmo ocorre com cirurgias, uma vez que o rompimento de vasos é comum nesses procedimentos.
Medicamentos, principalmente anticoagulantes, também podem facilitar o surgimento após pequenos acidentes ou lesões.
Além disso, a fragilidade dos vasos sanguíneos associada às varizes também pode ocasionar equimoses, principalmente em pessoas idosas, gestantes ou obesas.
Deficiências em plaquetas, doenças como a leucemia ou a hemofilia e infecções por vírus como a dengue também estão relacionadas à manchaa, uma vez que alteram a formação de coágulos e de plaquetas.
Precisa tratar a equimose?
O mais comum é que as equimoses desapareçam sozinhas no período de 1 a 3 semanas. O tratamento e prevenção variam de acordo com a causa. Entretanto, algumas medidas podem ajudar a solucioná-las em um tempo mais curto. Por exemplo, com a aplicação de compressas de gelo e cremes específicos.
Entretanto, em casos de manchas frequentes ou associadas a doenças mais graves, é importante procurar auxílio médico para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.