Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo exame de sangue brasileiro revela resultados em até 5 minutos

Equipamento lembra um mouse e faz análises que ajudam a detectar diversas doenças

Por Larissa Beani
Atualizado em 10 out 2023, 12h03 - Publicado em 10 out 2023, 11h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cálcio iônico, glicemia, potássio, sódio, Covid-19, e os marcadores de doenças hepáticas TGO e TGP. Estes são os primeiros testes rápidos realizados pelo Hilab Volt, um dispositivo um pouco maior do que um mouse de computador e capaz de emitir resultados em até cinco minutos.

    Desenvolvido pela healthtech brasileira Hilab, o equipamento poderá ser encontrado em pronto-socorros, hospitais, unidades de terapia intensiva, clínicas e farmácias.

    A rapidez do resultado se deve ao método escolhido para o dispositivo.

    + Leia mais: Já olhou para o seu fígado?

    “Ele realiza análises eletroquímicas, uma metodologia já bem estabelecida, que tende a utilizar volumes de sangue menores para análise e a fornecer um resultado mais rápido, comparado a outras técnicas“, explica Bernardo Almeida, infectologista e diretor médico da Hilab. 

    Uma comparação pode ser feita com a imunocromatografia, que analisa a presença de agentes infecciosos e hormônios associando-os a cores. A técnica dá o resultado em 10 a 15 minutos — o que é bastante ágil, mas ainda é o dobro de tempo dos testes eletroquímicos.

    Esse pequeno intervalo pode fazer toda a diferença quando o diagnóstico é urgente. É o caso de suspeitas de infarto, isquemias e anginas, que poderão ser apontadas com a dosagem de troponinas, a ser disponibilizada pela Hilab.

    Continua após a publicidade

    “Nesse caso, o diagnóstico rápido é essencial para o encaminhamento do tratamento, prevenindo sequelas e mortes por doenças cardíacas“, exemplifica Almeida.

    Em breve, além dos sete testes lançados, estarão disponíveis também exames de marcadores cardíacos, inclusive para avaliar a insuficiência cardíaca, hemoglobina glicada, β-hCG (gravidez), vitaminas B12 e D, influenza, hepatite, sífilis, entre outros.

    + Leia mais: Seu exame de imagem trouxe um achado incidental? Não entre em pânico

    Como funciona?

    hilab-volt-testes-rapidos
    Eletrodo com amostra de sangue é inserido no dispositivo para análises eletroquímicas (Hilab/Divulgação)

    O exame será disponibilizado em serviços de saúde. O usuário informa seus dados ao profissional que realizará o atendimento, e  preenche um cadastro no sistema por onde mais tarde terá acesso aos resultados.

    Continua após a publicidade

    Depois, algumas gotas de sangue são coletadas da ponta do dedo com um eletrodo (uma espécie de placa condutora).

    Cada teste tem um tipo de eletrodo para analisar a presença de íons e enzimas específicas. Ou seja, para o exame de glicemia, será utilizada uma placa diferente da de Covid, por exemplo.

    O eletrodo é, então, inserido no Volt, o equipamento em formato de mouse que, apesar do pequeno porte, tem todo o aparato necessário para realizar a análise da amostra.

    Em até 5 minutos, o resultado está disponível para consulta.

    Continua após a publicidade

    + Leia mais: Tchau, papanicolau: por que é preciso ampliar o uso do teste de DNA do HPV

    Solução social

    O Hilab Volt é o equipamento mais recente projetado pela Hilab, healthtech baseada em Curitiba (PR) que tem como um de seus objetivos ampliar o acesso ao diagnóstico.

    O dispositivo foi desenvolvido nessa dimensão mais portátil para levar agilidade tanto a estabelecimentos de ponta nas grandes cidades quanto a regiões sem laboratórios.

    “Milhões de pessoas deixam de fazer exames porque é complicado e custoso se deslocar até o consultório ou laboratório mais próximo”, explica o infectologista Bernardo Almeida.

    “Com um dispositivo pequeno e de uso simples, enxergamos um potencial enorme de realização de exames em locais onde isso é escasso, seja por questões geográficas ou estruturais”, completa.

    Continua após a publicidade

    *A repórter viajou a Curitiba a convite da Hilab.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.