Clique e assine com até 72% de desconto

O livro que mostra como funciona a fantástica fábrica da imunidade

Mesclando histórias pessoais e de descobertas da ciência, o livro "Imune" dá uma aula de como nosso sistema de defesa evita ou até pode causar doenças

Por Diogo Sponchiato Atualizado em 20 ago 2020, 12h26 - Publicado em 29 jan 2020, 09h25

O jornalista americano Matt Richtel, do The New York Times, não gosta das metáforas de guerra para descrever o sistema imunológico. Isso porque, mais do que bombardear inimigos, as células de defesa buscam um estado de equilíbrio em nosso corpo. E é quando isso sai do prumo, para mais ou para menos, que os problemas aparecem.

Essa é uma das principais lições que ele compartilha após mergulhar na história das principais descobertas sobre a imunidade (muitas delas laureadas com um Nobel), conversar com dezenas de médicos e cientistas e dialogar com a experiência de quatro pessoas que, em comum, viram seu sistema imunológico no meio de um pandemônio — um amigo com câncer, uma vítima do HIV e duas portadoras de doenças autoimunes.

O resultado desse bem amarrado cruzamento está em Imune (clique aqui para comprar)*, livro que descortina aspectos fascinantes protagonizados por genes e células sem deixar de olhar para a dimensão mais humana das vitórias e derrotas do organismo.

  • Por que a imunidade é única

    Não há igual: o sistema imune de uma pessoa só funciona perfeitamente nela — não adianta transferir pra outra.

    Receita nos genes: eles instruem a produção de um sem-fim de anticorpos. Até contra infecções que ainda não existem.

    Freios e contrapesos: dispomos de mecanismos para conter nossas defesas. Se isso sai de controle, pintam doenças autoimunes.

    Sensível demais: a mania de higiene fez com que, sem ter micróbios à vista, o sistema imune ficasse hiper-reativo a pó, alimentos…

    Ficha técnica

    Imune
    Autor: Matt Richtel
    Editora: Harper Collins Brasil
    Páginas: 400

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela SAÚDE sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade