Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Guaraná e unha-de-gato: plantas medicinais que aliviam sintomas do câncer

Extratos desses dois vegetais, quando combinados, ajudam a reduzir enjoo, fadiga e perda de peso em tumores avançados, melhorando a qualidade de vida

Por Goretti Tenorio 24 ago 2018, 09h55

A combinação de duas plantas encontradas no Brasil – a unha-de-gato e o guaraná – se mostrou um recurso coadjuvante para melhorar o bem-estar de pessoas com câncer em estágio mais adiantado. É o que indica pesquisa coordenada pelo oncologista Auro Del Giglio na Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo.

Ao longo de quatro semanas, 22 voluntários, com idade entre 49 e 89 anos, receberam cápsulas de extrato de unha-de-gato e de guaraná. “Embora não haja evidência de efeito antitumoral dessa combinação, ela reduziu a intensidade de mediadores inflamatórios, comuns em pessoas com câncer em fase terminal”, explica Del Giglio, que ainda atua no Hospital do Coração, na capital paulista. Com isso, o duo de fitoterápicos atenuou sintomas como enjoo, fadiga e perda de peso.

O resultado também abre caminho para o uso em contextos menos severos. “Estamos planejando estudos com indivíduos em tratamento nos quais a doença não evoluiu tanto”, conta o médico.

  • Unha-de-gato

    Nome científico: Uncaria tomentosa

    Parte usada: extrato seco do córtex da raiz

    Forma de uso: cápsulas

    Guaraná

    Nome científico: Paullinia cupana

    Parte usada: extrato seco das raízes

    Forma de uso: cápsulas

    Continua após a publicidade
    Publicidade