Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Canal no dente: pode mudar tudo

No futuro, é possível que esse procedimento dure mais e evite implantes ou o uso de dentaduras. Saiba como

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 14 fev 2020, 18h25 - Publicado em 23 jul 2017, 13h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando a polpa dentária sofre uma lesão, seja por cárie ou fratura, o canal é o tratamento mais indicado – e ele já vem sendo utilizado há bastante tempo. Em resumo, os tecidos infectados são removidos e substituídos por biomateriais sintéticos cobertos por uma coroa protetora. Porém, mesmo com desempenho satisfatório, o procedimento pode causar algumas complicações.

    “A técnica elimina o nervo e o suprimento de sangue do dente, deixando-o sem vida, ou seja, sem qualquer resposta biológica ou mecanismo de defesa”, explica Luiz E. Bertassoni, da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos. Pensando nisso, o especialista brasileiro e seus colegas usaram um método inspirado na impressão 3D para obter vasos sanguíneos em laboratório.

    O processo aconteceu da seguinte maneira: um molde de fibras foi posicionado no canal de um dente humano extraído e, depois, injetou-se uma substância gelatinosa com material vivo da polpa dentária ali. As fibras, que serviam para dar forma, acabaram removidas – isso criou um microcanal onde foram inseridas mais células, que, dessa vez, faziam parte do revestimento interno dos condutores de sangue. Após um “cultivo” de sete dias, outras células começaram a aparecer, e vasos sanguíneos artificiais se formaram dentro do dente.

    Engenhoso, né? O que você precisa mesmo saber é que a descoberta tem potencial para mudar completamente o modo como os tratamentos de canal são feitos na atualidade. A principal vantagem, de acordo com os cientistas, é o tempo maior de preservação das estruturas, o que evitaria implantes e até a necessidade de dentaduras. “Os nossos resultados provam que a fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia para regenerar completamente a função do dente”, finaliza Bertassoni.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.