Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Brasileira que provou elo entre zika e microcefalia vence prêmio

Pesquisadora da Fiocruz foi a grande contemplada do ano com o Prêmio Péter Murányi na área de saúde

Por Diogo Sponchiato
Atualizado em 17 dez 2018, 16h55 - Publicado em 8 fev 2018, 18h02
zika causa microcefalia
A ameaça do zika vírus, transmitido por mosquitos, foi alvo de pesquisa premiada (Ilustração: Nik Neves/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Coordenadora do primeiro estudo a demonstrar a associação entre o zika vírus e os casos de microcefalia em bebês, a epidemiologista Celina Turchi, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a vencedora do Prêmio Péter Murányi 2018.

O trabalho da Fiocruz era um dos três finalistas da premiação e levou o troféu após análise de um júri científico, que contou também com a contribuição de representantes de vários setores da sociedade.

A epidemia de zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, assustou o país nos últimos anos, especialmente pela ligação com casos de microcefalia em bebês.

Celina foi protagonista na elucidação desse mistério. Ela capitaneou o estudo de caso, inédito no planeta, que confirmou o papel do zika, e não de outros fatores, como indutor de alterações no sistema nervoso de bebês em desenvolvimento. Graças à sua pesquisa, feita em ritmo recorde considerando a urgência e o alarmismo todo da situação, foi batido o martelo: ao infectar gestantes, o vírus estava por trás dos casos de microcefalia.

Continua após a publicidade

A cientista da Fiocruz receberá a premiação de R$ 200 mil da Fundação Péter Murányi, instituição paulista que reconhece projetos relevantes e inovadores nos campos da ciência, saúde e educação.

Os outros dois trabalhos finalistas foram conduzidos pela virologista Luisa Lina Villa, de São Paulo, responsável pelo estudo que testou a segurança e a eficácia da vacina contra HPV, e pelo epidemiologista Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas (RS), líder do maior estudo global sobre o impacto da amamentação na saúde dos bebês e das mães.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.