Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Pura ou monohidratada? Saiba qual é a melhor creatina

Suplemento ajuda a aumentar a resistência aos exercícios físicos e é aliada do ganho de massa muscular

Por Valentina Bressan
20 fev 2025, 12h00
creatina
Tipo monohidratado da creatina é o mais recomendado por especialistas (Freepik/)
Continua após publicidade

A creatina é um dos suplementos mais recomendados para quem busca aquela força extra nos treinos de musculação. Sua principal função é melhorar a performance em exercícios de alta intensidade.

A ação da creatina decorre do efeito da substância sobre as reservas musculares de energia. Com isso, o corpo fica mais resistente à intensidade dos movimentos e dá para aumentar a carga e fazer mais repetições. 

Mas existem várias opções de creatina no mercado, e fica fácil se perder entre tanta variedade. Conheça os diferentes tipos de creatina e saiba qual é a mais indicada por especialistas. 

Quais os tipos de creatina? 

As variedades mais conhecidas de creatina são a pura e a monohidratada.

Apesar do nome indicar o contrário, a creatina vendida sob o rótulo de “monohidratada” costuma ter a maior concentração da substância.

A norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que, para ser vendido como creatina, o suplemento deve utilizar na formulação creatina monohidratada com grau de pureza mínima de 99,9%. 

Continua após a publicidade

Existem ainda creatina micronizada e alcalina. O tipo micronizado conta com partículas em tamanhos menores e costuma ser mais cara. Já a creatina alcalina tem um pH mais elevado.

A legislação permite acrescentar carboidratos à mistura do suplemento. 

+Leia também: Mito ou verdade: creatina engorda?

Qual a melhor versão do suplemento?

De acordo com especialistas, é melhor optar pela creatina monohidratada

O professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) Guilherme Artioli é categórico: outros tipos de creatina são menos eficazes ou não funcionam.

Continua após a publicidade

Além de ser a mais comum, é a mais antiga no mercado e, por isso, a mais estudada por análises científicas. Quando você se depara com alguma informação sobre os benefícios da creatina, é bem provável que a pesquisa tenha avaliado os efeitos do tipo monohidratado.

A creatina monohidratada tem uma boa biodisponibilidade, o que significa que é bem absorvida pelo trato gastrointestinal. 

Outro critério a ter em conta é a fórmula do suplemento, que pode ser vendido em pó, cápsulas ou mesmo em gomas. Versões em goma podem conter mais calorias, e as cápsulas costumam conter o tipo de creatina alcalina.

Consumir a creatina com carboidratos adicionados não parece trazer grandes vantagens: essa alternativa foi criada porque há indícios de que a cretina é melhor absorvida quando a insulina está um pouco elevada.

Mas o custo-benefício não compensa, e dá para trocar esse tipo de suplemento pelo hábito de consumir a creatina junto de uma fruta ou iogurte.

Continua após a publicidade

Cuidados na hora de comprar e consumir

O primeiro cuidado com a creatina é busca um suplemento de qualidade. 

Várias marcas alegam vender um produto que contém creatina, mas na realidade comercializam substâncias adulteradas. Regularmente, são divulgados relatórios com a lista das marcas que não passaram nos testes – vale ficar de olho antes de ir às compras. 

Outro alerta é relativo a dose: em geral, são recomendadas de 3 a 5g diárias, mas a indicação deve ser feita de forma individualizada pelo nutricionista.

O efeito da creatina se dá a longo prazo, por isso, é importante usar o suplemento diariamente, mesmo quando não há treino marcado para o dia.

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.