Máscara durante os esportes: o que saber na hora de escolher a sua
Ela até interfere no desempenho do exercício, porém é segura e imprescindível para controlar a disseminação da Covid-19. Quais característica ela deve ter?
Temos uma boa notícia durante a pandemia do coronavírus: utilizar máscara enquanto você pedala, corre ou pratica qualquer esporte não traz malefícios à saúde para a população em geral. O cardiologista Fabrício Braga, diretor médico do Laboratório de Performance Humana da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, observou em uma pesquisa com 12 voluntários que, durante o exercício, a máscara promove uma mudança na frequência respiratória — você demora mais tempo para inspirar e expirar o ar.
“Mas não há risco. Naturalmente a pessoa vai ajustar a intensidade do treino ou a duração”, explica. O que não dá é para ficar bitolado com a performance, que tende a cair um pouco. Segundo Braga, o mais importante é achar uma máscara confortável para você na hora de malhar — sempre troque-a ao ficar muito molhada. Ah, e não se esqueça de fazer pausas para tirar o apetrecho do rosto e se hidratar.
Quer comprar uma máscara esportiva? Clique aqui.*
As máscaras descartáveis
Elas também podem ser empregadas quando você está mexendo o corpo pra valer. Por outro lado, como ficam encharcadas mais rapidamente, é importante levar uma máscara reserva.
“Se ela molha demais, perde a capacidade de bloquear o vírus”, informa o cardiologista Fabrício Braga. “Só tenha em mente que não é uma gota de suor que vai sabotar sua função. A substituição deve ocorrer quando o tecido estiver molhado”, completa.
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela SAÚDE sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.