saudeLOGO Created with Sketch.

10 novidades em prol do ciclismo

Confira inovações pelo mundo que facilitam o uso da bicicleta, principalmente dentro das grandes cidades. Elas foram retiradas de um artigo de Harvard

Em comparação com quem não pedala, ciclistas vivem dois anos a mais e faltam 15% a menos no trabalho. Mas a questão é como incorporar a bike com segurança na rotina dos moradores de centros urbanos.

É nesse contexto que se insere um levantamento da arquiteta Anne Lusk, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Ela reuniu 70 estratégias atuais que estimulariam as viagens em cima da magrela entre a população mundial.

“Ao destacar essas inovações, espero estimular mais gente a pensar sobre a utilização das bikes“, afirma Anne. “Assim, talvez um dia tenhamos nações amistosas a carros e bicicletas e não só à primeira opção.” Na sequência, destacamos dez novidades elencadas pela expert.

Empréstimo versátil

Em Paris (França), o projeto de compartilhamento de bikes inclui versões infantis. Já em Hangzhou (China), oferta modelos com assentos para crianças ou suporte para cargas.

Sobe e desce fácil

Foi lançada uma bicicleta na qual o usuário ajusta a altura do banco só apertando uma manivela no guidão. Isso ajuda idosos a pôr os pés no chão em uma parada qualquer.

Leia também: Andar de bicicleta protege o coração

A roda de Copenhague

Ela detecta quando você pedala com mais força e, aí, ativa um motor bastante útil frente a ladeiras íngremes. E pode ser controlada pelo celular.

Sensor anticolisão

Um dispositivo desenvolvido na Universidade de Michigan (Estados Unidos) que emite raios laser é capaz de antecipar possíveis acidentes com carros e disparar alertas sonoros.

Ciclofaixas que brilham…

Abastecidas por energia solar durante o dia, elas emanam uma luz no período noturno que facilita a navegação de ciclistas e motoristas.

…e livres de poças d’água

Para que chuvas fortes não alaguem essas vias, engenheiros holandeses inventaram uma espécie de fosso que escoa a água rapidamente.

Escada rolante para bicicleta

Elas se parecem com as normais – só têm um recuo que ajuda a firmar a roda no degrau. Já instaladas em municípios na Holanda, simplificam o acesso dos ciclistas a certas áreas.

Mapa cicloviário

A ideia, ainda não colocada à prova, é disponibilizar, ao longo das ciclofaixas, mapas que mostrem as faixas exclusivas espalhadas pela cidade.

Estacionamento subterrâneo

Por meio de um sistema automatizado, o sujeito põe sua parceira de duas rodas em um elevador, que então a guarda em um depósito embaixo da terra. Já existe em um metrô japonês.

Ônibus adaptados

Alguns modelos têm interior mais largo, o que permite a entrada de bikes. Outros vêm com um tipo de carroça no qual dá para armazená-las.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s