Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Método canguru reduz mortalidade precoce

Pesquisa comprova efeito em bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer

Por Ingrid Luisa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 set 2021, 16h48 - Publicado em 1 set 2021, 12h18
benefícios do método canguru
Recém-nascido dorme no colo do pai usando o método canguru. (Foto: Roc Canals/GI/Getty Images)
Continua após publicidade

O método canguru já é um velho conhecido de pais e mães: desde 2000, a técnica que se baseia no contato pele a pele entre progenitores e bebês é uma política nacional de atenção humanizada ao recém-nascido no Brasil.

Agora, um estudo publicado no prestigiado The New England Journal of Medicine legitima seu potencial: analisando mais de 3 mil bebês prematuros, os médicos constataram que o grupo de crianças que receberam atenção imediata com o método canguru teve uma mortalidade mais baixa nos primeiros 28 dias do que os pequenos submetidos a cuidados convencionais.

“Essa estratégia reduz todas as complicações inerentes à prematuridade. Por isso o risco de morte é menor”, diz a neonatologista Marynéa Vale, do Centro de Referência Nacional do Método Canguru da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Benefícios múltiplos

Evidências científicas sustentam que esse método ajuda o bebê a estabilizar a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, reduz seu estresse e a dor, aumenta a imunidade (diminuindo o risco de infecção hospitalar), melhora o desenvolvimento neurológico e psicoafetivo, além de fortalecer o vínculo com os pais.

+ Leia também: Os partos prematuros são mais comuns no Brasil – por quê? E o que fazer?

Colado nos pais

Como o método é orientado para prover proteção com segurança:

Continua após a publicidade
  • Passinho a passinho
    Antes mesmo de o bebê ser colocado no tórax, a técnica já começa com o toque dos pais quando o pequeno ainda está na incubadora.
  • Xô, micróbrios!
    Estar limpo e higienizar bem as mãos que vão tocar o bebê é essencial, pois recém-nascidos são altamente suscetíveis à infecção hospitalar.
  • Conforto total
    Contanto que o tórax do progenitor e o do bebê estejam grudadinhos, o adulto pode ficar de pé ou sentado, mas é bom ter uma cadeira por perto.
  • Relaxa e curte
    Pai ou mãe devem ter disponibilidade para se dedicar ao método: médicos indicam que a sessão dure no mínimo 30 minutos — sem limite máximo.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.