Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Fruta da época: conheça os benefícios do pêssego

Rico em antioxidantes, o fruto auxilia na saúde da pele e é versátil para receitas, mas é preciso estar atento às diferenças entre a versão natural e a enlatada

Por Clarice Sena
Atualizado em 25 dez 2024, 09h42 - Publicado em 25 dez 2024, 07h30
pêssego
Vitaminas, potássio e antioxidantes são apenas alguns dos componentes benéficos do pêssego (Stockking/Freepik)
Continua após publicidade

É comum usarmos a expressão pele de pêssego para elogiar alguém cuja pele tem aspecto bom e macio. A associação não se restringe à sensação suave ao toque da casca da fruta: o pêssego tem diversas propriedades benéficas à saúde, e algumas deles contribuem para o viço da pele.

O verão é o período ideal para consumir o pêssego, cuja temporada se inicia em meados de agosto e se estende até janeiro. Isso porque o fruto depende dos meses de frio para se desenvolver – no Brasil, a produção se concentra no Sul e no Sudeste, onde é fácil encontrar temperaturas mais amenas.

O sabor refrescante e doce do pêssego o torna uma opção agradável para os meses mais quentes, e a saúde só tem a ganhar com a inserção dessa fruta na dieta.

Benefícios do pêssego para a saúde

O pêssego faz parte da família Pronus, a mesma da ameixa e do damasco. O grupo apresenta benefícios nutricionais bem parecidos. 

Envolto por uma casca fina e aveludada, o pêssego é uma fruta difícil de acondicionar por muito tempo e, por isso, deve ser consumida rapidamente após ser adquirida. 

No pêssego estão presentes algumas das principais vitaminas para o organismo, tais como a vitamina A, a vitamina C e vitaminas do complexo B. Ele é rico em potássio, que contribui para o controle da pressão arterial. 

Continua após a publicidade

Outras substâncias vantajosas presentes no pêssego são os antioxidantes.

Os compostos fenólicos são os principais antioxidantes da fruta e estão relacionados com a prevenção de diversos tipos de câncer, como os de esôfago, pulmão, fígado e de pele. O ácido clorogênico é o mais abundante destes compostos e sua ingestão também auxilia na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2.

Somados às vitaminas A e C, os antioxidantes também ajudam a reduzir danos relacionados ao envelhecimento e à exposição solar – por isso, o pêssego e outras frutas são boas pedidas para quem busca uma pele mais bonita.

O pêssego é ainda um bom aliado para a saúde do intestino graças à presença de fibras em sua estrutura. No entanto, ao considerar os benefícios da fruta, é importante saber as diferenças nutricionais entre a versão natural e aquela que é comercializada enlatada, como o pêssego em calda.

Continua após a publicidade

+Leia também: Frutas vermelhas são um tesouro para a saúde

Pêssego em calda ou pêssego natural?

A fina casca do pêssego faz com que este seja um alimento bastante frágil e perecível. Por este motivo, uma das principais formas de consumo do pêssego é a versão em conserva de fruta em calda. O produto também pode ser chamado de “compota“.

No processamento da fruta para a comercialização ocorrem algumas alterações na sua composição química. O pêssego em calda tem mais calorias e carboidratos e menos proteínas e lipídios totais do que a fruta natural. A calda adicionada é composta por uma grande quantidade de açúcar, o que deve ser levado em conta na hora de escolher a opção mais saudável.

 

 

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.