Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Relações Simplificadas

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Como anda sua saúde mental? O psicólogo e psicanalista Francisco Nogueira, membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e cocriador da consultoria Relações Simplificadas, reflete sobre as questões da mente humana para lidarmos melhor com os desafios do mundo de hoje
Continua após publicidade

Não existe saúde mental (só) no trabalho

Uma reflexão sobre um discurso que se tornou preponderante dentro e fora das empresas

Por Francisco Nogueira
22 Maio 2024, 15h42

O erro de pensar a saúde mental apenas na dimensão do trabalho é o mesmo que tentar pensar uma oposição entre vida pessoal e vida profissional. Ora, não se pode esquecer que a pessoa que sai de casa com problemas pendentes é a mesma que se ocupará de um ofício durante a maior parte do seu dia.

Vale dizer que, muitas vezes, é essa separação que nos permite ter um alívio de certos problemas. É o caso, por exemplo, de quando atingimos tamanha concentração em nossos afazeres que abstraímos do mundo lá fora. Porém, é inegável que os mundos da vida privada e da vida profissional se sobrepõem, e nesse processo podem interferir um no outro, gerando ruídos em nossas relações e afetando nossa presença e desempenho.

Pensar a saúde mental é pensar no ser humano completo. Nesse sentido, não existe saúde mental corporativa apartada da completude do ser humano que trabalha nem da complementaridade dos ambientes que ele ocupa.

Parece mais difícil pensar a saúde mental dessa forma? Ninguém nunca disse que seria fácil. O trabalho com a saúde mental precisa ser completo, apoiando o colaborador nas várias dimensões da sua vida e buscando sua emancipação para que não se torne um trabalho de tutela e dependência.

+ LEIA TAMBÉM: Treinar liderança é vital para melhorar ambiente de trabalho

Só assim o indivíduo pode sentir-se pleno e experimentar a satisfação com o seu trabalho tão necessária para que exerça o seu papel de maneira desenvolta e produtiva na sociedade.

Qualquer promessa de saúde mental no trabalho que venda rapidez de resultados e parcialidade de ações será uma solução fugaz. Líderes e organizações precisam estar cientes de que lidar com a mente humana é lidar com uma realidade que não é simples, mas pode ser simplificada desde que não se torne, jamais, simplória.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.