Relógio que mede a glicose sem picadas: a nova promessa contra o diabetes
Um protótipo que acaba de ser apresentado pode favorecer o controle do diabetes e dar mais comodidade aos pacientes
Acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, a importante feira de tecnologia CES – Consumer Electronics Show. Em 2020, estiveram presentes mais de 4 600 empresas, com cerca de 20 mil produtos de serviços. Devido à pandemia de Covid-19, o CES acontece virtualmente de 11 a 14 de janeiro.
E engana-se quem pensa que são mostrados apenas jogos, aplicativos, smartphones e gadgets para uso geral. A startup japonesa chamada Quantum Operation Inc. trouxe o protótipo de um sonho de consumo esperado há muito tempo por pessoas com diabetes. Trata-se de uma espécie de smart watch (relógio inteligente) que possui um espectrômetro patenteado por eles e que consegue medir a glicose no sangue através da pele. Tudo sem dor ou picada.
O “pulo-do-gato” da Quantum Operation Inc. é a Raman Espectroscopia, que é a leitura da interação da luz emitida pelo relógio com diversas ligações químicas. Isto passa por um algoritmo que consegue determinar o valor da glicose no sangue em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo a empresa japonesa, os dados podem ser compartilhados com familiares e com a equipe de saúde que acompanha o paciente. O smart watch também é capaz de analisar o eletrocardiograma e a saturação de oxigênio no sangue (importante nessa fase de pandemia por Covid-19).
Mas um alerta: até o momento, não foram mostrados dados com relação a precisão dos valores de glicose, nem previsão de lançamento no mercado e valores do produto. Um vídeo com imagens do relógio e seu funcionamento foi divulgado no dia 10 de janeiro. Confira: