Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Futuro do Diabetes

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Carlos Eduardo Barra Couri é endocrinologista, pesquisador da USP de Ribeirão Preto e criador do Endodebate e do Diacordis. Aqui ele mapeia os cuidados e os avanços para o controle do diabetes
Continua após publicidade

Guerra entre Ucrânia e Rússia: e quem tem diabetes ou outras doenças?

Nosso colunista reflete sobre o impacto da guerra no tratamento de doenças crônicas

Por Carlos Eduardo Barra Couri
Atualizado em 29 Maio 2023, 12h53 - Publicado em 9 mar 2022, 17h28
guerra da rússia
Situação de guerra levanta preocupação de médico com pacientes crônicos. (Foto: Etienne Girardet/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

Já estamos há mais de dois anos lutando contra um inimigo invisível, mas potencialmente letal, que é o coronavírus – patógeno que, inclusive, tem um impacto mais grave naqueles com diabetes. Não bastasse isso, agora nos deparamos com essa catástrofe que é o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Já parou para pensar nas pessoas com diabetes (muitas delas usuárias de insulina) em meio a bombas, tiros, rasantes de aviões e racionamento de alimentos e água? Como falar em engajamento ao tratamento, com mudança de estilo de vida e tratamento medicamentoso? Como considerar manter a glicose na meta? Como contar carboidratos? Como ter uma alimentação balanceada?

E as “mamães e papais pâncreas”, que cuidam de seus filhos com diabetes tipo 1 em insulinoterapia? Será que as insulinas estão em temperatura adequada? Será que elas estão dentro da validade? Imagine agora uma pessoa com obesidade e diabetes tipo 2 que estava aguardando a cirurgia bariátrica.

Lutamos anos e anos para vencer o risco de sequelas em longo prazo, reduzir o perigo da hipoglicemia, alertar sobre a relação entre diabetes e doenças cardiovasculares e melhorar tantas outras questões… Aí, de repente, vem uma guerra! É demais!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

E as pessoas com outras doenças crônicas, como dislipidemia e hipertensão? Como pensar em alimentação saudável se, muitas vezes, não há nem comida durante uma guerra? Como dar continuidade ao tratamento?

As doenças não escolhem classe social, país, partido político nem religião. E já temos desafios demais a superar (dentro e fora do Brasil).

Fica aqui o desabafo deste colunista que vivencia diariamente a guerra silenciosa contra o diabetes e outras doenças crônicas e quer se manter focado no que importa: a vida!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.