Falar inspira… Transformação em prol da saúde mental
No Setembro Amarelo, o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, VEJA SAÚDE estreia nova coluna focada no bem-estar mental
Este ano marca a terceira campanha de prevenção do suicídio do Setembro Amarelo encabeçada pelo Movimento Falar Inspira a Vida, o que me traz a lembrança de como tudo começou.
Em 2019, a Janssen Brasil decidiu criar um projeto para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se falar abertamente sobre depressão. O projeto foi ganhando corpo e, em 2020, tornou-se um movimento com parceiros que acreditam, tanto quanto nós, que esse tema precisa ser discutido amplamente pela sociedade, sem tabus.
Hoje, o Falar Inspira a Vida é uma coalizão formada por renomadas instituições que acreditam que promover informação de qualidade a respeito de depressão, depressão resistente ao tratamento e suicídio é um dos caminhos para que mais pessoas entendam que é possível enfrentar esses desafios e viver com mais qualidade.
Junto a VEJA SAÚDE, um dos membros da iniciativa, decidimos abrir este espaço para que especialistas possam contribuir com suas perspectivas e consigamos avançar na complexa missão de mudar o cenário da depressão no país.
Se você ainda não conhece o trabalho que o Falar Inspira a Vida vem fazendo, permita-me aproveitar nosso primeiro artigo para apresentar brevemente nossas conquistas ao longo desses últimos anos.
Para marcar nossa primeira campanha do Setembro Amarelo, o movimento usou a linha 4-amarela do Metrô de São Paulo para distribuir mais de 27 mil unidades do guia Depressão: quando saber falar e ouvir inspira a vida, numa ação que impactou 8,45 milhões de pessoas.
No mesmo ano, lançamos junto com a Discovery o documentário Existir e Resistir – O desafio da depressão, que atingiu 91 milhões de espectadores. Em 2021, o movimento foi além e desenvolvemos outros guias para orientar os diálogos sobre o tema em contextos específicos e muito urgentes.
É o caso de Depressão: como acolher no ambiente de trabalho e Papo reto sobre saúde mental, voltado para adolescentes e jovens adultos.
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No nosso segundo Setembro Amarelo, criamos ainda o jogo Jornada do Acolhimento, que, de uma maneira inovadora, apresenta diferentes realidades de pessoas com depressão e médicos e redes de apoio que lidam com a doença, pensando em sensibilizar e engajar toda a sociedade.
Agora, em 2022, o movimento segue promovendo uma conversa empática sobre a importância de compreender a depressão enquanto doença e, principalmente, acreditar que a recuperação é possível.
Por isso, apresentamos uma campanha especial chamada “Mensagens de Transformação”. Os membros do movimento, com a ajuda das redes sociais e de ferramentas de coletas de dados, utilizaram discursos históricos marcantes como inspiração para criar um manifesto potente e impactante direcionado aos pacientes com depressão e suas redes de apoio.
O objetivo é incentivá-los a buscar ajuda especializada, tratamento adequado e, mais do que isso, persistir na jornada pela retomada de uma qualidade de vida plena. Iremos espalhar, com a sua ajuda, essa mensagem de acolhimento e resistência por meio de ações especiais que acontecerão ao longo do mês.
Estamos empolgados com mais essa oportunidade de falar sobre depressão e prevenção ao suicídio de maneira aberta, responsável, empática e colaborativa. Acreditamos na premissa que dá nome ao movimento. Falar, ouvir, abrir-se, acolher e persistir são a chave para mudar a realidade de milhões de brasileiros.
Continue acompanhando essa iniciativa e nossa recém-lançada coluna.
* Fabio Lawson é psiquiatra e diretor médico da Janssen no Brasil