Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

A saúde cardíaca monitorada pela tecnologia sofisticada dos smartwatches

Um engenheiro conta como os relógios inteligentes de hoje podem ajudar na preservação da saúde cardiovascular

Por Por Augusto Hirao, engenheiro*
28 jul 2022, 15h59
smartwatch
Novos dispositivos já medem composição corporal e acusam alterações no ritmo cardíaco.  (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Muitas famílias buscam formas de acompanhar a saúde de seus entes queridos à distância, e os smartwatches são uma das melhores opções disponíveis no mercado. Isso por não serem invasivos – é só colocá-los no pulso – e por mostrarem informações que antigamente só seriam possíveis por meio de exames ou pela utilização de equipamentos desconfortáveis, como holters

O acompanhamento contínuo abre possibilidades de prevenção e mitigação de danos à saúde, antecipando situações que não teriam como ser descobertas sem os dispositivos vestíveis. Isso evita ou detecta precocemente riscos como fibrilação, taquicardia e problemas causados por quedas.  

A fibrilação atrial é caracterizada por um ritmo irregular de batimentos cardíacos. Nesse contexto, o relógio pode acusar a presença dessa anomalia ao realizar um eletrocardiograma (ECG). Sim, isso é possível – basta que a pessoa toque os eletrodos do sensor do relógio e permaneça imóvel por volta de 30 segundos. 

Além do ECG, smartwatches possuem o sensor de fotopletismografia, que permite inferir frequência cardíaca, pressão arterial e oximetria durante atividades cotidianas. Trata-se de uma técnica que emprega LEDs específicos, geralmente do tipo infravermelho ou verde, e fotossensores para capturar a luz refletida.

+Leia também: Exames laboratoriais demais e avaliações clínicas de menos

Continua após a publicidade

Já o recurso de oximetria estima o nível de saturação de oxigênio (SpO2) do usuário. Alguns smartwatches usam a oximetria para registrar ocorrências de apneia, quando o nível de oxigenação da pessoa cai repentinamente durante o sono. Além disso, esse recurso pode ser utilizado para auxiliar a medir a evolução de casos de Covid-19.

Por fim, a detecção de quedas em geral baseia-se nas leituras de acelerômetros e giroscópios, que são os principais sensores para reconhecimento de movimentos. Algoritmos de aprendizado de máquina previamente treinados detectam a ocorrência de quedas, solicitam uma confirmação de que está tudo bem e, caso a pessoa não responda, emitem alertas a parentes, médicos ou serviços de emergência.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Como toda inovação, as possibilidades oferecidas pelos smartwatches trazem diversos benefícios. É importante ressaltar que seus recursos não substituem um acompanhamento médico e os exames tradicionais, mas com certeza são bons aliados no cuidado preventivo da saúde.

*Augusto Hirao Shigueoka é doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador em inteligência artificial no Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.