Devo me preocupar com a varicocele?
Entenda o que é esta condição que acomete os testículos e quando ela pode ser um problema
A chance de você conhecer o termo varicocele é maior se você é um homem que já teve preocupações com sua fertilidade. Mas não são só os indivíduos com dificuldades para engravidar que precisam saber o que é a varicocele.
Primeiro, a definição. Varicocele são varizes do testículo. Ou seja, as veias ficam dilatadas, o que provoca um aumento do volume da região. Essas varizes são mais comuns do lado esquerdo, mas podem acontecer dos dois lados.
Em algumas pessoas, a varicocele produz um abaulamento visível a olho nu, mas, em outros casos, ela só é palpável durante ou esforço, ou visível num exame de ultrassom. Mesmo quando existe um visível inchaço e algum desconforto, em geral a varicocele não costuma causar dor.
Agora um ponto importante: a varicocele está presente em aproximadamente 15% dos homens, mas nem todos terão consequências negativas causadas por ela.
+ Leia também: Como funciona o primeiro remédio para ejaculação precoce aprovado no país
Em geral, os efeitos são mais expressivos nos casos de varicocele presente dos dois lados, ou quando existe uma dilatação mais expressiva das veias.
O prejuízo acontece porque as veias dilatadas acumulam mais sangue, o que aumenta a temperatura do órgão e gera moléculas chamadas radicais livres, que atacam as células presentes ali.
A função testicular mais sensível ao efeito da varicocele é a formação de espermatozoides, por isso a infertilidade é a principal preocupação nesse caso. Mas hoje também sabemos que, a longo prazo, essas varizes podem levar a uma queda na produção de testosterona.
Sinais de alerta
Para um homem com varicocele, exames de esperma alterado, e/ou níveis hormonais abaixo do esperado exigem atenção.
E tem mais uma situação a ser mencionada: quando o testículo afetado apresenta um volume reduzido, seja em comparação com o órgão do outro lado, seja em relação ao tamanho esperado.
Sendo assim, não recomendamos a todos a investigação da presença de uma varicocele. Quem deve se preocupar são indivíduos com dificuldade de engravidar, com sintomas de baixa testosterona, ou com alguma alteração visível de formato, seja um abaulamento local ou um testículo reduzido.
+ Leia também: Próstata inchada: entenda o problema, sintomas, causas e tratamentos
Tratamento para varicocele
Nos casos que realmente necessitam de correção, uma microcirurgia chamada varicocelectomia resolve o problema de forma eficaz e pouco invasiva.
Com o auxílio de um microscópio, realizamos a desconexão das veias atingidas, preservando apenas as normais, e o paciente normalmente recebe alta no mesmo dia.
Em resumo: não é todo homem que deve se preocupar com a varicocele. Mas os que tiverem problemas podem ter uma solução satisfatória ao se consultar com um urologista.