PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Alimente-se

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Comer é muito mais do que ingerir nutrientes. Na receita de uma alimentação equilibrada, também há ingredientes comportamentais, emocionais, culturais e ambientais, como mostra a nutricionista Lara Natacci

Diabetes: não é só sobre o que comer, mas quando e como comer

Você sabia que ajustar os horários e a ordem de comer os alimentos pode ajudar, e muito, no controle da glicemia?

Por Lara Natacci
14 nov 2023, 14h17
Horário das refeições pode influenciar no controle da glicemia  (VEJA SAÚDE/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Nossos níveis de glicemia – o teor de açúcar no sangue – e a sensibilidade da insulina – hormônio que regula essa quantidade – sofrem influência do relógio biológico.

Normalmente, ambos são melhores durante o dia, quando teoricamente comemos mais, e diminuem no período da noite, quando o ideal deveria ser o repouso, sem consumo alimentar.

Um padrão alimentar noturno, mais comum no estilo de vida moderno, pode levar a um desajuste circadiano e exercer um impacto negativo no controle da glicose. Essa alteração, associada a um estilo de vida pouco saudável, deixa a pessoa mais propensa a diversas doenças metabólicas, como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

Neste sentido, vários estudos indicam uma relação forte entre pular o café da manhã e desenvolver resistência à insulina ou mesmo o diabetes tipo 2.

Então, além de ter uma alimentação equilibrada, composta de verduras, legumes, leguminosas, frutas, cereais integrais, carnes e laticínios magros, é bem importante comer mais no início do dia e menos no período da noite.

Continua após a publicidade

+ Leia tambémCrononutrição: quando você come também é importante

É como diz o velho ditado: café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu. Alguns estudos recomendam 45% da ingestão total de calorias no café da manhã, 35% no almoço e 20% no jantar. Mas aí vale consultar um nutricionista para validar seu plano alimentar.

Além disso, a ordem de consumo dos alimentos no prato também tem um efeito considerável na redução da glicemia pós-prandial – depois da refeição.

Continua após a publicidade

Segundo pesquisas mais recentes, o ideal é consumir vegetais primeiro, pois eles são ricos em diversos nutrientes e fibras, seguido das carnes, que são ótimas fontes de proteína e depois o arroz ou outro alimento que seja fonte de carboidratos.

Agora eu te convido a testar estes conceitos nas suas próximas refeições! E mande em nossas redes seu comentário depois de passar por esta experiência!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.