Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Vitaminas do complexo B protegem o organismo de tumores

Caprichar nas fontes desse grupo de vitaminas protege o pulmão contra o câncer

Por Redação M de Mulher Atualizado em 22 out 2016, 17h40 - Publicado em 9 abr 2011, 22h00

Arroz integral é fonte de vitamina B6
Foto: Mauro Holanda/ANAMARIA

Rechear o cardápio com alimentos lotados de vitaminas B6, B9 e B12 é a saída para evitar falhas em um processo que ocorre naturalmente no organismo: a metilação do DNA. Quando ele destrambelha, abrem-se alas para cânceres como o de pulmão, por exemplo.

“A metilação é o que se chama de uma modificação epigenética, um fenômeno que pode gerar tumores. Mas, diferentemente de uma alteração genética, ela é reversível”, explica a especialista em estatística Valéria Baltar, que estudou o assunto para sua tese de doutorado em saúde pública na Universidade de São Paulo.

Daí por que encher o prato com fontes do complexo B, como o arroz integral e os peixes. Confira as melhores fontes de vitaminas abaixo:

B6
Em falta, provoca também dermatites, náusea e nervosismo. Pode ser encontrada no gérmen de trigo, na aveia, no arroz integral e nas leguminosas.

B9
Também conhecida como ácido fólico, está presente no fígado, nos vegetais de folhas verde-escuras, nos feijões, no gérmen de trigo e na gema de ovo.

B12
Está presente nas carnes vermelhas, nos ovos, no leite e nos peixes. Os vegetarianos estritos precisam fazer suplementação dessa vitamina.

Continua após a publicidade
Publicidade