Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tai chi alivia insônia em mulheres que tiveram câncer de mama

Essa arte milenar surge como opção para um problema relativamente comum entre as sobreviventes da doença

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 19 Maio 2017, 16h00 - Publicado em 19 Maio 2017, 16h00
tai-chi-insônia-mulheres-câncer-de-mama
 (Omar Paixão/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Atualmente, um dos tratamentos mais usados para ajudar mulheres que passaram por um câncer de mama a superar a insônia é a terapia cognitiva comportamental. Esse método consiste em, com a ajuda de um profissional, identificar e mudar pensamentos e comportamentos negativos que afetam a capacidade de pegar no sono. Agora, experts da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que aponta um novo caminho: o tai chi chuan.

Essa arte marcial milenar chinesa é um tipo de meditação em movimento: o praticante executa gestos lentos, que exigem concentração, boa postura e respiração adequada. Veja um exemplo no vídeo abaixo:

A avaliação foi feita com 90 voluntárias entre 44 e 83 anos que já tiveram esse tipo de tumor, sendo que todas demoravam para adormecer em pelo menos três dias da semana. Uma parte desse grupo frequentava sessões semanais de terapia comportamental e a outra participava de aulas também semanais de tai chi. Ao final do experimento, as duas turmas relataram melhoras significativas e, surpreendentemente, em proporções semelhantes.

 

 

O tai chi chuan não só se provou tão eficiente quanto, em uma investigação prévia dos mesmos pesquisadores, apresentou um benefício extra: controlar inflamações do corpo. Isso, em teoria, reduziria o risco de o tumor voltar.

Continua após a publicidade

Os cientistas ressaltam ainda que a maioria das mulheres continuou a praticar o exercício em questão após o fim da análise. “(…) Elas reconhecem que as abordagens de atenção plena, ou intervenções no estilo de vida, podem realmente protegê-las”, interpreta Michael Irwin, líder do estudo.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.