saudeLOGO Created with Sketch.

Quer dormir bem? Não beba antes de dormir

Cientistas descobriram que beber antes de dormir prejudica o sono e deixa você cansada e irritada no dia seguinte. Então, se quiser dormir bem, siga a dica e pare de beber horas antes de dormir

Quando for beber, tome o último drinque até três horas antes de dormir
Foto: Getty Images

Beber e ir para a cama não é uma boa ideia. Você até pode dormir em minutos. Mas os ciclos do sono ficam comprometidos, segundo estudo do Centro do Sono de Londres publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. “O álcool inibe especialmente a fase REM (movimento rápido dos olhos), quando ocorrem os sonhos. É também o momento de organização do cérebro e da memória”, explica Luciana Palombini, pneumologista e especialista em medicina do sono, da Unifesp.

Em altas doses, a bebida é ainda pior: “Relaxa os músculos da faringe, abrindo caminho para o ronco e a apneia (supressão da respiração), distúrbios que provocam interrupções do sono”. Os prejuízos aparecem no dia seguinte: você fica cansada, irritada e tem dificuldade de se concentrar. E, a longo prazo, corre maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral ou desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Por isso, quando você for beber, tome o último drinque até três horas (no máximo duas) antes de dormir, além de moderar na dose.