saudeLOGO Created with Sketch.

Pressão arterial descontrolada diminui expectativa de vida em 16 anos

Estatísticas da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que 80,4% dos hipertensos brasileiros negligenciam a doença

No dia 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) começa uma nova campanha com o objetivo de ampliar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial. Sabia que, só no Brasil, 35,5 milhões de indivíduos têm a doença e não se cuidam direito? 

Se você é uma dessas pessoas, já passou da hora de dar atenção à saúde cardiovascular. As doenças que afligem o peito são a principal causa de morte no país: elas provocam mais de 350 mil óbitos todos os anos. Desses, 57 mil ocorrem exclusivamente pelos desajustes na pressão. Tratar o problema não é só uma questão de saúde: manter os níveis sob controle aumenta a expectativa de vida em até 16,5 anos. 

 

Para ficar com a pressão dentro dos parâmetros saudáveis — o popular 12 por 8 — aposte em exercícios físicos, evite o estresse e, principalmente, pegue leve no sal. Não deixe de consultar um médico e, caso seja necessário, faça uso correto das drogas anti-hipertensivas. Na maioria das vezes, a condição é silenciosa e não apresenta sintomas claros. Marcar consultas com o especialista é outra estratégia certeira para detectar rapidamente o problema.