Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Por que a babosa é aliada dos cabelos

A famosa aloe-vera entra na composição de vários xampus e cremes. SAÚDE investiga seus efeitos

Por Redação Saúde é Vital - Atualizado em 15 Sep 2017, 10h52 - Publicado em 16 Sep 2016, 09h49

Ela tem lugar garantido na lista de plantas com efeitos cosméticos – os produtos são feitos com a polpa branca de suas folhas. Tudo graças a uma dupla de princípios ativos, aloeferon e antraquinona. Enquanto o primeiro age na multiplicação celular e acelera a cicatrização, o outro funciona como antisséptico.

Em alguns casos, é justamente essa propriedade que evita a queda dos cabelos. Isso porque em algumas pessoas o problema se deve à invasão de bactérias no bulbo capilar, o que leva ao aumento da produção de sebo. O excesso de gordura acaba derrubando os fios.

Presente em várias regiões do país, ela também é rica em taninos, substâncias que retraem o tecido de uma região machucada ou com queimaduras, produzindo uma camada protetora que ajuda a cicatrização de feridas.

Para reforçar os cabelos

Continua após a publicidade

Esfregue folhas de babosa cozidas no couro cabeludo. Deixe agir durante 15 minutos e enxague. Outra opção é cortar as folhas pela base, deixando escoar o suo gosmento. Passe-o nos fios. E saiba: ele dura apenas dois dias na geladeira.

Publicidade