Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Movimente as pernas mesmo quando estiver sentado

Estudo indica que a prática ajuda a prevenir problemas decorrentes do excesso de tempo parado

Por Karolina Bergamo - Atualizado em 22 jul 2019, 12h38 - Publicado em 19 ago 2016, 14h46

Você sabia que 4% das mortes no mundo poderiam ser evitadas se o tempo que as pessoas passam sentadas diminuísse em três horas? Isso significa que 433 mil indivíduos não morreriam a cada ano. Acontece que, infelizmente, uma porção de gente não consegue mudar esse comportamento. A menos que troque de emprego ou até mesmo profissão… Difícil, né? Então será que não há solução no fim do túnel?

Não é bem assim. Parece que mexer as pernas (mesmo que você permaneça na cadeira) já ajuda. É o que concluiu um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology. Levando em consideração o fato de que ficar sentado por longas horas reduz o fluxo sanguíneo nas pernas e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, os cientistas decidiram checar se uma pequena quantidade de movimento já seria suficiente para proteger as artérias. E eles ficaram surpresos ao descobrir que sim: deixar os membros inferiores inquietos favorece os vasos.

Para chegar a esse resultado, a função vascular da perna de 11 jovens saudáveis foi avaliada antes e depois de passarem três horas sentados. Os cientistas pediram para os voluntários baterem o pé com uma das pernas durante um minuto e descansarem por quatro. Ao final do período, os experts mediram o fluxo sanguíneo em uma artéria localizada na perna, e notaram que a singela movimentação já levou a um aumento significativo do fluxo sanguíneo local em relação à perna parada.

Então, se não puder se levantar, tudo indica que mexer um pouco as pernas faz bem ao seu coração. Mas, claro, o ideal mesmo é ficar em pé ou dar uma caminhada esporadicamente. Você pode aproveitar uma ligação telefônica para sair da cadeira, por exemplo. Ou trocar o elevador pela escada. São mudanças pequenas que culminam em grandes benefícios.

Publicidade