saudeLOGO Created with Sketch.

Iogurte protege contra o diabete

Apenas 28 gramas de iogurte por dia já ajuda a reduzir em 18% o risco da doença

O lácteo, famoso pelas altas concentrações de cálcio e proteínas, já pode ser considerado um aliado contra a subida do açúcar no sangue. É o que afirmam pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, depois de analisarem os hábitos alimentares e o estilo de vida, além de ocorrências de problemas crônicos, de 194.519 pessoas. Ao colocar os dados na ponta do lápis, os experts constataram que o consumo de 28 gramas de iogurte por dia reduzia em 18% o risco de o diabete dar as caras. Para ter ideia de como é fácil ingerir essa quantidade do alimento, saiba que um potinho dele pesa cerca de 100 gramas.
 
Fora esse benefício, há indícios de que o consumo do produto está associado a menores índices de obesidade e pressão arterial. E olha que boa notícia: o iogurte tende a ser bem aceito até por quem tem intolerância à lactose. Isso porque, durante o processo de fermentação, as bactérias convertem o açúcar do leite, ou seja, a tal da lactose, em ácido lático – que, aliás, confere o gostinho azedo à receita. Com isso, a presença da substância cai drasticamente.     
 
São tantos atributos que a revista SAÚDE, em parceria com o nutrólogo Mauro Fisberg, até fez um livro sobre o alimento! Intitulado “Dia a Dia com Iogurte”, ele será lançado no dia 9 de dezembro, a partir das 19 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Na obra, além de conhecer em detalhes as propriedades do alimento, você encontra 69 receitas elaboradas por 65 chefs brasileiros renomados. Esperamos todos vocês para o lançamento.