saudeLOGO Created with Sketch.

Insatisfação no trabalho prejudica a saúde

A desmotivação no emprego pode gerar problemas como insônia e depressão

Você está descontente com seu serviço? Pois isso pode ter um impacto que vai além do rendimento: até sua saúde sai perdendo. Estudiosos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, analisaram 6 432 norte-americanos de 1979 em diante. Os participantes precisavam responder um questionário sobre sua satisfação com o trabalho e relatar eventuais problemas de saúde depois de terem atingido 40 anos de idade.

Cruzando esses dados, ficou claro que, entre os funcionários mais insatisfeitos, as incidências de depressão, problemas de sono e preocupação excessiva eram significativamente maiores. Essa turma ainda obteve uma pontuação inferior em medidas de saúde mental.

Mas essa pesquisa também traz um achado positivo: indivíduos desmotivados que acharam uma forma de se empolgar com o trabalho ao longo dos anos apresentaram o mesmo risco de desenvolver problemas em comparação com o pessoal que sempre esteve de bem com o escritório. Sinal de que sempre há oportunidade para melhorias na carreira — e, assim, na saúde.