saudeLOGO Created with Sketch.

Como deixar o seu gato bem hidratado

Você sabia que além deixar água sempre disponível, você deve enriquecer a alimentação do gatinho com ração úmida?

Como deixar o seu gato bem hidratado

Não se esqueça: além de deixar água sempre disponível, alimente o seu gatinho, vez ou outra, com ração enlatada
Foto: Getty Images


Quem acredita que poucos goles d’água ao longo do dia são o suficiente para saciar a sede dos felinos, está supererrado. Essa frugalidade, por assim dizer, pode fazer com que um gato não se mantenha adequadamente hidratado. Além disto, se seu animalzinho se alimentar apenas de rações secas, ele poderá se tornar refém de doenças renais.

Segundo a equipe de veterinários que dá consultoria ao site WebMD, um dos mais populares dos Estados Unidos, é recomendado, vez ou outra, oferecer aos gatos alimentos enlatados, já que essa opção é umedecida. “Mas exagerar nesse tipo de comida pode causar outros problemas, como diarreias, devido à grande quantidade de gordura”, diz Rhéa Cassuli, médica veterinária, de Curitiba.

Lembre-se que a maioria dos fabricantes de alimentos para animais de estimação têm fórmulas especiais para os vários níveis de atividade e faixas etárias. Você deve sempre procurar a ração mais adequada para o seu bichinho.

Dica: depois de aberta a lata de ração úmida, o alimento não dura muito tempo. Além disto, este tipo de alimento têm um forte odor e costumam ser difíceis de manusear. Se você dá esse tipo de alimento ao seu gato, o que sobrar deve ser jogado no lixo depois de 15 a 20 minutos. Sobras de latas recém-abertas podem ser refrigeradas em recipientes fechados durante um ou dois dias, no máximo.