Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chocolate pode melhorar o rendimento físico

O doce ajuda o corpo a gastar menos oxigênio e, assim, manter o ritmo dos exercícios por mais tempo

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 28 out 2016, 02h16 - Publicado em 26 abr 2016, 14h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pesquisas já indicaram que o chocolate ajuda no raciocínio e ainda faz bem ao coração. Agora um novo estudo revela que, consumida com moderação, a gostosura melhora até o desempenho nas atividades físicas.  

    Cientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, recrutaram nove ciclistas para a experiência. Primeiro, os voluntários fizeram uma bateria de exames. Depois, a turma foi dividida em dois grupos: durante duas semanas, metade trocou seu lanchinho diário por 42 gramas de chocolate amargo e a outra parte consumiu a mesma quantidade de chocolate branco. 

    Após mais uma série de testes, descobriu-se que o grupo que comeu a versão amarga do doce utilizou menos oxigênio para dar as pedaladas em ritmo moderado e ainda conseguiu correr mais em um tempo menor. O efeito, apostam os experts, tem a ver com a epicatequina, um flavonoide presente no cacau. Isso porque a substância estimula a produção de óxido nítrico, elemento que dilata os vasos sanguíneos e otimiza o consumo de oxigênio. Assim, é possível manter o ritmo por mais tempo – e sem sentir tanto cansaço. 
    Mas calma lá: não vale atacar a barra de chocolate inteira. Apesar dos benefícios, a guloseima é rica em açúcar e possui gordura. Por isso, o excesso pode aumentar o risco de obesidade, problemas no coração e diabete. Também não se esqueça de que o tipo amargo é sempre a melhor opção, já que reúne bastante cacau, o grande responsável pelas benfeitorias promovidas pelo alimento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.