Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Book Friday: garimpamos livros que fazem bem à mente e ao corpo

Promoção de livros e e-books da Amazon acontece entre quinta e domingo. Veja sete indicações para ler e colocar na estante

Por Da Redação Atualizado em 20 ago 2020, 19h28 - Publicado em 20 ago 2020, 12h10

Uma das melhores jornadas pelo (auto)conhecimento é oferecida pelos livros. Não à toa, eles são um presente atemporal para si ou para os amigos e a família — ainda mais em tempos de pandemia de coronavírus e de restrição de uma série de atividades. Uma oportunidade para atualizar a cabeceira (e a estante) é a Book Friday, que a Amazon realiza entre 20 e 23 de agosto. A promoção envolve livros e e-books com até 80% do desconto. Quem assina o Amazon Prime ainda tem frete grátis.

Garimpamos com a loja online livros do universo da saúde que podem ser úteis para desbravar novos saberes, horizontes e práticas bem-vindas à mente e ao corpo. Confira:

Do pai da psicanálise

O psiquiatra austríaco Sigmund Freud não só criou a psicanálise como desenvolveu ideias que repercutem até hoje na saúde mental e em outros campos do conhecimento. Entre dezenas de obras clássicas, destacam-se suas Conferências Introdutórias à Psicanálise (Companhia das Letras). Nelas, o médico discute conceitos como “ato falho” e “neurose”, avalia o potencial exploratório dos sonhos e apresenta a base e os progressos da teoria psicanalítica.

Vírus fazem história

O poder desses parasitas invisíveis a olho nu ficou evidente com a pandemia do coronavírus. Mas muito antes disso outros vírus já tocavam o terror na espécie humana. Em A História da Humanidade Contada pelos Vírus (Contexto), o infectologista brasileiro Stefan Cunha Ujvari percorre milênios de convivência com esses patógenos, mostra como eles influenciaram o destino dos povos e explica como nascem algumas epidemias.

Molde sua mente

Não é de hoje que se sabe que não basta ter QI para se dar bem e ser feliz na vida. A inteligência emocional conta muitos pontos também. Uma das maiores experts no assunto, a psicóloga americana e professora da Universidade Harvard Susan David explica como podemos desenvolver habilidades e nos realizarmos na vida pessoal e profissional no best seller Agilidade Emocional (Cultrix).

A biografia do câncer

Considerada a mais abrangente história desse problema, a obra O Imperador de Todos os Males (Companhia das Letras) delineia como a humanidade lida há séculos com esse grupo de doenças que ainda é cercada de tabus, mistérios e desafios para a medicina. O médico americano de origem indiana Siddhartha Mukherjee dá uma aula sobre a biologia dos tumores e os avanços científicos em sua compreensão e tratamento.

Continua após a publicidade

Para colorir e desestressar

Livros para colorir viraram uma tendência já faz um tempo pelo seu potencial de ajudar a desopilar a mente. Em tempos tensos como os atuais, oferecem uma saída para se distanciar do noticiário, dos problemas com o trabalho e dos dilemas da rotina. Um exemplo que pode iluminar algumas horas (ou minutos) do seu dia é Maravilhas Naturais (Novo Século), que traz cenas e paisagens criadas para purgar o estresse.

Reflexões sobre a finitude

Apesar dos progressos da ciência, o homem ainda sofre para entender e aceitar os últimos momentos de sua existência. É partindo dessa angústia que, entre histórias reais e reflexões, o médico e escritor americano Atul Gawande nos convida a repensar a finitude. Em Mortais (Objetiva), ele debate ideias e caminhos para encararmos melhor os limites finais de nossas vidas.

O trabalho afeta a saúde

Estamos mais conscientes do impacto do ambiente corporativo em nosso corpo e alma especialmente após a divulgação do conceito de burnout. De fato, o trabalho pode mexer muito com a nossa saúde e nos deixar doentes. Debruçando-se sobre a questão, o professor francês Christophe Dejours examina esse elo e que estratégias podem ser adotadas para construir uma relação mais amigável com o emprego em A Loucura do Trabalho (Cortez).

Enciclopédia de plantas medicinais

Ervas e outros vegetais constituem um dos primeiros remédios usados pela humanidade para tratar sintomas e doenças. E ainda continuam em alta — alguns com mais, outros com menos evidências científicas a seu favor. No manual O Grande Livro das Plantas Medicinais (Publifolha), o fitoterapeuta britânico Andrew Chevallier viaja pela história e pela botânica para falar de espécies e receitas populares até hoje.

Confira as recomendações de livros de VEJA SAÚDE na página Leitura Saudável

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela SAÚDE sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade