saudeLOGO Created with Sketch.

6 mitos e verdades sobre a gravidez

Saiba o que de fato se passa durante os nove meses antes do nascimento do bebê - e as lendas dessa fase

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 211 mil crianças nascem por dia ao redor do globo. A gravidez é uma fase natural na vida das mulheres desde que o mundo é mundo. Mas isso não significa que não venha acompanhada de dúvidas, inseguranças e incertezas. Muito pelo contrário. A fase ainda é cercada de mitos. Com base no livro “Gestação: mitos e verdades”, do obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, separamos questões reais das fábulas que envolvem essa etapa tão importante.

1. Ficar muito tempo em jejum piora os enjoos yes Verdade
Um estômago vazio produz mais substâncias ácidas, que intensificam enjoos e azia. Sem contar que ele aumenta o risco de hipoglicemia — uma baixa no índice de glicose no sangue —, podendo levar ao diabete gestacional.

2. Gestantes precisam comer por dois no Mito

Uma pesquisa recente da Universidade Cambridge, no Reino Unido, feita com ratos descobriu que a placenta funciona como uma espécie de moderador de nutrientes entre mãe e feto. Ela identifica se há abundância ou escassez deles na mulher e na prole e deixa passar a quantidade adequada de acordo com essas informações. Portanto, o próprio corpo possui mecanismos para garantir uma boa nutrição à mulher e ao bebê. A ingestão alimentar de uma gestante em ótima forma física até aumenta um tantinho, mas nem chega perto de dobrar. Converse com especialistas.

3. Não se deve tingir os cabelos nem fazer procedimentos com produtos químicos durante a gestação yes Verdade
O couro cabeludo absorve esses componentes tóxicos. Uma vez na corrente sanguínea, metais pesados, conservantes, corantes, amônia, benzeno e formol, entre outros, podem trazer riscos para o desenvolvimento do bebê.

4. Relações sexuais durante a gravidez machucam o bebê no Mito
O feto está protegido dentro do útero. Esse órgão fica fechado com uma espécie de rolha para evitar que micro-organismos invadam o ambiente. Interromper as relações sexuais só é necessário se o médico identificar riscos de abortamento, parto prematuro ou outra complicação.

5. O bebê dorme e sonha dentro do útero yes Verdade
Estudos feitos com ultrassom observaram que o bebê sonha de 65% a 70% das 16 horas que passa dormindo dentro da barriga. As pesquisas observaram os movimentos oculares dos fetos para chegar a essa conclusão. Os experts acreditam que, nos sonhos, os bebês rememoram o que aconteceu durante o tempo em que passaram acordados.

Veja também

6. Barriga grande, bebê grande. Barriga pequena, bebê pequeno no Mito
O tamanho da barriga depende de uma série de fatores, como a quantidade de líquido amniótico — substância que envolve o feto — e do tamanho da placenta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s