saudeLOGO Created with Sketch.

3 perguntas-chave sobre cirurgia bariátrica

Esse tipo de procedimento vem se tornando mais comum no Brasil. E o cirurgião Ricardo Cohen esclarece pontos essenciais sobre o tema

O número de cirurgias bariátricas no Brasil subiu 6,25% de 2014 para 2015. No último ano, 93,5 mil procedimentos desse tipo foram realizados por aqui. Mas se engana quem pensa que a técnica serve apenas para emagrecer. Hoje em dia, ela vem sendo utilizada como uma arma importante para diversos males metabólicos, como diabete e hipertensão. Daí seu novo apelido: cirurgia metabólica. Neste vídeo, o cirurgião Ricardo Cohen, coordenador do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, explica esse conceito mais moderno:

Então quer dizer que o excesso de peso e o famoso índice de massa corporal não são as únicas coisas a serem levadas em conta ao optar pela cirurgia metabólica? Questionamos o Dr Cohen sobre isso:

A forma de encarar a cirurgia bariátrica mudou tanto que o próprio Conselho Federal de Medicina atualizou suas regras para o procedimento, tornando-as muito mais flexíveis do que antes. E daí vem a dúvida: para quem essa técnica é realmente indicada?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s