saudeLOGO Created with Sketch.

10 mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Da alimentação à temperatura da água, saiba o que realmente influencia na beleza dos fios - e o que não passa de boato

Para cuidar bem dos cabelos, a primeira regra é não confundir estratégias certeiras com boatos. E, sim, sobram notícias falsas sobre as melhores formas de preservar a beleza dos fios. Pensando nisso, SAÚDE listou 10 frases bastante difundidas por aí – você verá quais são verdadeiras e quais não passam de mito.

1) Pente é melhor que escova

Verdade. “Prefira pentes com dentes distanciados”, completa o dermatologista Cristiano Kakihara, de São Paulo. E, preferencialmente, de madeira.

“A madeia ajuda a diminuir a carga eletrostática que existe normalmente entre os fios, o que, por sua vez, reduz o frizz”, ensina.

2) Alimentação afeta o cabelo

Verdade. “Os cabelos são feitos de proteínas”, conta a médica Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Logo, esse nutriente não pode faltar. Dietas restritivas demais tendem a ser um convite à queda.

3) Suplementos são bem-vindos?

Depende. Às vezes, cápsulas podem mascarar uma situação e dificultar o diagnóstico de um eventual problema.

Por isso, se algo incomodar, melhor procurar um especialista. Só ele poderá confirmar a necessidade de um suplemento.

4) Produtos naturais são superiores sempre

Mito. Segundo Vânia Leite, professora da Universidade Federal de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, se um item chegou ao mercado, é porque passou por testes.

Então, do ponto de vista de segurança, não importa se é químico, natural, orgânico, vegano, e por aí vai. Basta respeitar as instruções de uso.

5) Xampu e condicionador devem ser da mesma linha

Mito. “O xampu é tratamento de couro; e o condicionador, do fio”, esclarece Aline Donati, dermatologista da clínica DermaHair, em São Paulo. Então, tudo bem se os produtos forem de marcas ou linhas diferentes – desde que sejam adequados para você.

6) É necessário intercalar entre diferentes xampus

Mito. “Não há provas de que isso melhore a saúde capilar”, diz Kakihara. Mas as trocas são interessantes de acordo com estação do ano, realização de procedimentos, estado dos fios…

7) Água fria deixa os fios mais bonitos

Há controvérsias. Alguns dizem que isso não é truque de beleza. Mas tem quem garanta que a ducha em temperatura mais baixa fecha as cutículas dos fios — daí eles refletiriam mais luz.

8) Enrolar a toalha no cabelo faz mal

Verdade. “A tração que esse hábito provoca não é nada saudável, já que favorece a quebra”, justifica Kakihara. E, se passar tempo demais assim, o couro se mantém úmido — nada positivo em termos de caspa.

9) O sol danifica os fios

Verdade.  Em estudo, a dermatologista Leila Bloch notou que o loiro liso é o que sofre mais com os raios solares. Para escapar dos danos da radiação, invista em chapéu e guarda-sol.

Além disso, certas linhas de produtos têm protetor solar. Converse com o dermato para ver se é necessário recorrer a eles.

10) Pode dormir com cabelo molhado

Mito. Esse hábito muda a maleabilidade das madeixas. “A gente deita, ele se mantém dobrado e, ao secar, quebrará nesse ponto”, descreve Aline.

Para o couro, pior ainda. Se ficar úmido por horas e horas, ele fica mais sujeito à dermatite seborreica (a popular caspa).