Alfa bisabolol: o que é e para que serve no cuidado com a pele?
Substância que pode ser extraída da camomila tem sido empregada em cosméticos e no cuidado com a saúde

O alfa bisabolol, também conhecido simplesmente como bisabolol ou levomenol, é uma substância encontrada em óleos essenciais de algumas plantas. Isolado pela primeira vez em 1951, a partir de flores da camomila (Matricaria chamomilla), ele também pode ser extraído da sálvia (Salvia runcinata) e do tronco da árvore candeia (Eremanthus erythropappus), entre outras plantas.
Hoje, a substância já é amplamente utilizada em formulações cosméticas. Mas a maioria das pesquisas sobre sua aplicação na saúde ainda é experimental e bastante recente, indicando que mais estudos ainda são necessários para avaliar todos os efeitos e se ela realmente chega a cumprir tudo o que se anuncia.
Sabe-se, porém, que o alfa bisabolol possui várias propriedades que podem, sim, ser benéficas para a saúde. Confira algumas delas e suas aplicações a seguir.
Propriedades do alfa bisabolol
O alfa bisabolol vem sendo bastante utilizado pelas indústrias de medicamentos e cosméticos.
Muitos produtos de cuidado com a pele contendo a substância em sua composição associam o alfa bisabolol a efeitos calmantes, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição de vermelhidões e irritações na pele. Os produtos também prometem ação anti-irritação, ideal para peles sensíveis.
+Leia também: ABC do skincare: as substâncias mais recomendadas para cuidar da pele
No que diz respeito ao combate do envelhecimento da pele e de irritações, praticamente não há estudos que indiquem esses efeitos. Já em relação aos demais, as pesquisas demonstram apenas boa absorção dérmica com poucos efeitos colaterais, mas sem indicativo de ação preventiva a irritações.
O que a ciência diz sobre o alfa bisabolol é que ele de fato apresenta notáveis ações anti-inflamatórias e antioxidantes. As pesquisas com medicamentos também apontam para efeitos antibacterianos, anticancerígenos e neuroprotetores, mas tudo deve ser encarado como um potencial ainda carente de mais comprovações.
Estudos apontam que o uso do extrato de camomila é eficaz na neutralização de radicais livres, contribuindo para a melhora da hidratação e elasticidade da pele. Enquanto antimicrobiano e antifúngico, a substância também se mostrou positiva no tratamento de dermatomicoses.
Em outras investigações com pacientes que realizaram transplantes capilares, cirurgias dérmicas ou apresentavam úlceras venosas, a substância contribuiu para a cicatrização e tratamento da pele.
Cosméticos com alfa bisabolol: riscos e cuidados
A maioria das pessoas que participaram de testes com os produtos contendo alfa bisabolol reagiu bem às aplicações na pele. Contudo, dependendo da sua concentração, os médicos devem alertar os pacientes para o seu potencial alergênico, já que o composto é um tipo de álcool classificado como sesquiterpênico.
Pesquisas apontam para o risco de reações alérgicas a pessoas com predisposição para dermatite alérgica de contato. O uso de cremes ou outros produtos contendo a substância pode gerar vermelhidão, coceira ou irritação da pele. Antes da aplicação e em casos de alergia, consulte o seu médico dermatologista.