Já pensou em cosméticos à base de tapioca e amido?
Formulação sustentável pode proteger da luz solar, reduzir oxidação e baratear produtos
Em prol da saúde humana e ambiental, pesquisadores brasileiros criaram uma nova receita para a fabricação de produtos de beleza.
Trata-se de uma solução cosmética produzida com amido de milho e tapioca que pode servir de base a filtros solares e loções capilares.
A formulação é capaz de criar camadas protetoras na pele com performance superior à de substâncias sintéticas utilizadas pela indústria.
+ Leia também: Decifre o skincare – saiba o que ele realmente faz por você
“Pelo processo de gelificação, foi possível equilibrar a textura do amido com a elasticidade da tapioca, criando um produto que confere maciez e hidratação à pele”, explica Victor Hugo Pacagnelli Infante, farmacêutico responsável pela ideia.
O resultado foi patenteado e aprovado por dezenas de voluntários que participaram dos testes.
Ingrediente multiúso
Matéria-prima natural ostenta versatilidade
- Veículo para filtros solares, as partículas de amido ajudam a desviar a luz e os raios ultravioleta.
- Ele pode ser associado a antioxidantes e aplicado no cabelo para reduzir danos de água oxigenada, por exemplo.
- A mistura produzida em gel serve para objetivos cosméticos diversos, voltados para homens e mulheres.
Vantagens
Consumidores e natureza podem se beneficiar
Frescor e proteção
Ao ser depositada na pele, a solução de amido de milho e tapioca forma uma camada protetora que hidrata e não obstrui poros.
Contenção de danos
Pode ser combinada com antioxidantes, como a espirulina. O combo reduz o impacto da poluição atmosférica na pele, por exemplo.
+ Leia também: Cosméticos com canabinoides
O planeta agradece
A formulação criada é biodegradável, isto é, se decompõe naturalmente no meio ambiente e não se acumula no nosso organismo.
Bom para o bolso
As matérias-primas são baratas e podem substituir vários ingredientes usados pela indústria, diminuindo o preço final do creme.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto branco OFERTA RELÂMPAGO e um raio amarelo, seguido de Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo aberto](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um raio amarelo. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, revistas Superinteressante e Veja e um cartão de crédito. No canto superior direito, um ícone de árvore](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)