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Cosméticos com canabinoides

Marca brasileira investe neles mesmo com os entraves da lei

Por Ingrid Luisa
28 jan 2022, 14h09
cannabis
Esse mercado já é consolidado no exterior, mas enfrenta impasses jurídicos no Brasil. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)
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O mercado cosmético à base de canabidiol (CBD), composto extraído da cannabis, está virando uma febre.

Marcas como The Body Shop, Avon, Tresemmé e Kiehl’s já lançaram produtos com o ativo, que tem efeito calmante, e andam expandindo suas linhas. Só que, no Brasil, ainda existem barreiras para vender ou adquirir esses produtos — tanto é que as empresas nem comercializam por aqui.

Tudo por causa da lei: o acesso hoje só é possível por importação mediante receita médica e autorização da Anvisa.

Mesmo assim, a brasileira GreenCare, que já atua na área de medicamentos à base de canabinoides, resolveu apostar no segmento cosmético.

“Não promovemos para o consumidor final, mas via médico, pois ele é quem vai decidir o melhor tratamento e agora terá a opção de usar o canabidiol em problemas como acne”, explica Andrea Chulan, head de marketing da empresa.

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Compare

CBD
Ativo da cannabis que possui ações antioxidante e anti-inflamatória. Daí a aplicação em produtos cosméticos e dermatológicos, sobretudo para quem tem pele sensível.

CBA
É um mix de óleos amazônicos patenteado pela empresa de insumos Beraca. Ele promete efeitos próximos aos do CBD e é uma alternativa usada em produtos nacionais.

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+ Leia também: Maconha medicinal também é estudada em animais

E o THC?

O famoso tetraidrocanabinol, molécula responsável pelos efeitos psicoativos da maconha, não está presente em nenhum produto cosmético que usa derivados da cannabis.

A ciência investiga as propriedades terapêuticas do THC em outros departamentos e para outras finalidades: o composto tem ação anti-inflamatória, ansiolítica, relaxante e anticonvulsivante, por exemplo.

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